São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

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No Brasil, disputa entre empresas chega ao celular

DA REPORTAGEM LOCAL

Analistas consultados pela Folha afirmam que, no Brasil, a compra do Yahoo! pela Microsoft iria além da disputa com o Google pelos anúncios na internet. A disputa chegaria aos celulares.
Segundo Mike McGuire, analista do Gartner Group, o Google lidera nas buscas pela internet, mas o Yahoo! tem uma solução mais adequada para a telefonia móvel.
Ao digitar o nome de um filme, é possível saber em que cinemas da cidade onde é feita a pesquisa o filme está em cartaz. Segundo McGuire, pelo Google, seria preciso fazer mais buscas até obter a mesma informação.
Um executivo de uma operadora de celular parceira do Yahoo! afirma que a aposta das companhias, incluindo a Microsoft e o Google, é que, até 2015, o acesso à internet no Brasil será principalmente via celular. Essa tendência está baseada na expansão da telefonia de terceira geração.
A Folha apurou que o Google mantém o plano de lançar um sistema operacional para aparelhos celulares, um projeto batizado de "GPhone". Com isso, ele passaria a concorrer diretamente com a Microsoft.
Como o Yahoo! já mantém acordos para exibir sua ferramenta de buscas em celulares da Nokia, Motorola, Samsung e LG, a Microsoft poderia pedir exclusividade para que os telefones tivessem o seu sistema operacional, particularmente no Brasil, onde a taxa de crescimento dos celulares está constante e em dois dígitos.
Para Claudia Woods, diretora da Predicta, consultoria de marketing on-line, o mercado publicitário já está de olho nessa disputa. "O iPhone já provou que os celulares trazem ótimos retornos para os anunciantes," afirma Woods. "No Brasil, com o 3G, não será diferente."
(JULIO WIZIACK)


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