São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navios parados no Rio reduzem ritmo de exportações da Vale

JULIANA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Vale, segunda maior empresa exportadora do Brasil, está com seus navios parados no porto de Sepetiba (Itaguaí) e mantém o ritmo lento de embarques no terminal de Ilha de Guaíba (Mangaratiba), ambos no Rio de Janeiro.
A empresa justifica que teve problemas técnicos no final do ano passado. Especialistas do mercado especulam que a empresa está retardando as exportações para ganhar tempo na renegociação dos contratos com clientes chineses. Os analistas dizem que o preço do minério pode subir entre 50% e 75% neste ano. O novos preços serão anunciados até abril.
Procurada, a Vale disse que não comenta rumores do mercado. A empresa confirmou a parada nos embarques no terminal de Itaguaí e as filas de navios em Mangaratiba, mas disse que as exportações a partir destes dois terminais representam pouco mais de 10% do total da empresa. O maior volume de embarques parte do Maranhão e do Espírito Santo. O Rio de Janeiro é o ponto de escoamento da produção de MG. Por dia, passam pelo terminal da Vale no porto de Sepetiba 60 mil toneladas de minério de ferro.
No fim de 2007, um acidente provocou a redução das exportações da Vale a partir do Porto de Sepetiba.


Texto Anterior: Importação de bens de consumo avança 49%
Próximo Texto: Impacto de alta de preço de serviços na inflação preocupa governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.