São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apesar das chuvas, preço de hortaliças se desacelera em SP

VANESSA CORREA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tradicionalmente chuvoso, o verão atrapalha o cultivo de legumes e verduras no cinturão verde de São Paulo. Neste ano, chuvas quase diárias de fevereiro dificultaram e impediram o plantio de culturas como a de beterraba e cenoura, diz Wilson Tivelli, do Instituto Agronômico de Campinas.
Os consumidores estão pagando mais por esses produtos, mas a pressão atual nos preços já começa a diminuir, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal do Instituto Brasileiro de Economia, da FGV.
O dado mais recente, que acompanha a evolução dos preços nos últimos 30 dias até 22 de fevereiro, registrou alta de 2,58% no preços de hortaliças e legumes, taxa inferior aos 4,46% divulgados na semana anterior. Teve grande impacto para a redução do índice a queda de 13,52% no tomate.
Apesar da freada de preços, alguns itens mantêm forte alta, segundo a Fipe. Na terceira quadrissemana de fevereiro, a vagem subiu 30,53%, e o chuchu, 28,61%. Calor e umidade facilitam a proliferação de doenças, o que diminui a oferta. As dificuldades coincidem com o aumento da demanda pelas hortaliças nos meses quentes, e os preços são pressionados.


Texto Anterior: Óleo, pão e arroz ficam mais baratos para o consumidor
Próximo Texto: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Perdoar ou postergar dívidas?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.