São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Americano usa mais de 1 veículo para se informar, diz pesquisa

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

Pesquisa divulgada ontem pelo Pew Research Center mostra que a maior parte dos americanos (59%) obtém informações em mais de um veículo, como internet, TVs, jornais e rádio. Segundo o estudo, obter informação é um importante ato social.
Poder conversar com os outros sobre o que acontece no mundo é a justificativa de 72% dos entrevistados para acompanhar o noticiário. Na avaliação de 69%, estar em dia com as notícias é também uma obrigação social e cívica.
A pesquisa diz que a relação do consumidor com o noticiário muda de forma dramática e irreversível. "As organizações tradicionais de notícias ainda são muito importantes para os consumidores, mas a tecnologia mexeu em todos os aspectos do relacionamento entre os produtores de informação e as pessoas que consomem informação." As mudanças incluem ferramentas de participação direta e de disseminação de informações.
Os resultados mostram que 33% dos que têm celular usam o aparelho para acompanhar o noticiário. Além disso, 37% dos usuários de internet comentam as notícias ou espalham informações usando redes sociais, como Facebook e Twitter.
Segundo a pesquisa, 56% dos americanos seguem o noticiário "o tempo todo ou a maior parte do tempo". Os mais instruídos, com melhores condições financeiras e mais velhos são mais propensos a acompanhar o noticiário por mais tempo.
As TVs locais e nacionais lideram a preferência, seguidas por internet, rádio e jornais. Os resultados indicam que 61% dos entrevistados em um dia normal procuram informações na web, 50% disseram que leem um jornal local e 17% buscam informações em um diário nacional.


Texto Anterior: Declaração: Receita cria "menu" com informações sobre o IR 2010
Próximo Texto: Agrofolha
Blitz vê trabalho precário em tomate

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.