São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Pesquisa indica que economia da China inicia recuperação

DA REUTERS

O setor manufatureiro da China ganhou mais força no mês passado, segundo pesquisa divulgada ontem, dando mais um indício de que a economia global pode, em breve, estar a caminho da recuperação em tempo mais rápido do que se imaginava.
Um índice baseado em pesquisa oficial feita com executivos encarregados de compras em setores por toda a China subiu para 53,5 em abril, ante 52,4 em março, refletindo força na produção e novas encomendas.
A pesquisa foi realizada pela Federação Chinesa de Logística e Compras a pedido do Escritório Nacional de Estatística.
Esse foi o quinto mês seguido em que o indicador econômico apresentou melhora e o segundo consecutivo em que ele ficou acima da linha divisória de 50.
Quando a leitura do índice fica acima de 50, indica que há expansão da atividade do setor manufatureiro; abaixo dessa marca, o índice indica contração da atividade.
"O índice de abril indica que a economia chinesa vai continuar se recuperando, uma tendência apresentada em números de investimento, consumo e crescimento de exportações no primeiro trimestre deste ano", disse Zhang Liqun, pesquisador do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento do Conselho de Estado.


Texto Anterior: Bancos: Citi vende corretora para grupo japonês por US$ 5,6 bi
Próximo Texto: Análise: Mudança demográfica será alívio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.