São Paulo, domingo, 2 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cantar no banheiro é dica

da Reportagem Local

Leia, abaixo, algumas dicas que o "Guia do Trabalhador" oferece:
O que fazer durante entrevistas de emprego:
"Quando o entrevistador perguntar em que local você reside, se passar de duas conduções para chegar à empresa, é muito grande a rejeição para com este candidato."
"Quando a mulher for para a entrevista usando meias finas, é melhor levar um par sobressalente na bolsa. Não custa prevenir, pois meias desfiadas dão a impressão de desleixo."
"Não criticar empresa ou supervisor anterior."
"Não usar óculos escuros."
"Não ler correspondências que estão sobre a mesa."
"Não usar o primeiro nome do entrevistador."
"Não se aprofundar em questões de religiões, futebol. Política só se estiver bem informado e dominar o assunto."
²
Como se comportar no primeiro emprego:
"Quem fala menos ouve melhor, e quem ouve melhor aprende mais."
"Aceitar a desordem ou estimulá-la é patrocinar o próprio desequilíbrio."
"Toda tarefa corretamente exercida é degrau de promoção."
"Ser moderado quando for se dirigir à chefia, para não criar um clima de insatisfação com amigos de trabalho (procurar não ser bajulador)."
²
Como saber se é hora de mudar de emprego:
"Antes de avaliar a estagnação de sua carreira, veja em que condições está o crescimento da empresa. Às vezes, estar há muito tempo na mesma função não representa falta de reconhecimento."
"Identifique o tipo de relacionamento que existe entre você e seu chefe. No caso de incompatibilidade profissional, é melhor sair da empresa."
²
Como encarar a demissão:
"Todos os amigos deverão saber que você está desempregado, à procura de emprego."
"Independente de sua indenização ser boa ou ruim, evitar o crediário."
"Depois de enviar seus currículos às empresas, procurar fazer outras atividades, porque a família e o trabalhador não podem viver de brisa, ficando no aguardo de um comunicado de alguma empresa."
²
Como lidar com o estresse:
"Ao contrário do que muita gente imagina, o estresse não é "privilégio' apenas daqueles executivos engravatados. (...) Anote tudo o que o estressa. Toda semana, dê uma olhadinha nos seus registros e não deixe os probleminhas de hoje se tornarem os problemões de amanhã."
"Irritado. É assim que tem ficado ultimamente com a cara de sono do cobrador do ônibus? Então é hora de prestar mais atenção em si mesmo e aprender a se controlar."
"Aprenda a transformar os momentos em que está sozinho em total curtição, como a hora do banho, da barba (ou da depilação). Cante no banheiro. Olhe-se no espelho e converse com você mesmo."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.