São Paulo, sábado, 02 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA FINANCEIRO

SPB entra em vigor em 1º de janeiro

Nova rede de transferência de dinheiro passa no primeiro teste

ESTELA CAPARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), a nova rede de transferência de dinheiro que irá funcionar a partir do próximo ano, passou no primeiro teste realizado ontem. Participaram da simulação entidades como Banco Central, Bolsa de Valores de São Paulo, BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) e um grupo de instituições financeiras nacionais e estrangeiras.
Durante toda a sexta-feira, os bancos enviaram e receberam mensagens por meio da nova rede de telecomunicações. O objetivo era confirmar a eficiência do sistema, que passará a vigorar a partir do 1º de janeiro do próximo ano. Em um dos testes, os bancos enviaram mensagens ao Banco Central pedindo a transferência de suas reservas para outras instituições. "Foi um teste importante porque mostrou que podemos caminhar pela nova estrada", diz César Locatelli, diretor do BankBoston.
O teste de ontem foi o primeiro de uma série de simulações que será encerrada em outubro. A partir daí, o BC começará a restringir gradativamente transações de bancos que não tenham dinheiro suficiente para fazer negócios. Hoje, um banco pode fazer uma transferência de dinheiro mesmo sem ter recursos suficientes para cobrir a transação naquele momento. A partir do próximo ano, a instituição só poderá movimentar dinheiro se tiver os recursos disponíveis imediatamente. Essa mudança reduz o risco de quebra de instituições financeiras, como ocorreu após a crise cambial com o banco Marka. Na prática, o novo sistema também vai trazer mudanças para os clientes dos bancos. Será possível, por exemplo, transferir dinheiro imediatamente para outras contas, um serviço que hoje demora pelo menos um dia.



Texto Anterior: Empresa menor terá bônus se economizar
Próximo Texto: Balança comercial: Nem dólar caro segura importações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.