São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
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Fusão acaba com disputa publicitária

da Reportagem Local

Poucos publicitários devem ter aberto ontem uma cerveja para comemorar a associação entre Brahma e Antarctica: com ela, chega ao fim a chamada guerra das cervejas.
Nos anos 90, a disputa pelo mercado de cervejas foi uma das mais acirradas no mundo publicitário.
No ano passado, por exemplo, segundo levantamento do Ibope, as duas empresas estavam entre os 20 maiores anunciantes do país. A Brahma investiu US$ 54,6 milhões apenas na mídia tradicional (televisão, jornais, revistas). A Antarctica, US$ 37,2 milhões.
Agora, o investimento em publicidade tende a ser muito menor. Publicitários calculam que a nova empresa resultante da associação vá investir cerca de um terço do que as duas companhias gastavam com marketing e comunicação.
A única agência que saiu ganhando com o negócio foi a Salles/ DMB&B, que já começou a atender a área institucional da nova empresa resultante da fusão, denominada Companhia de Bebidas das Américas (AmBev).
A estréia da nova empresa, em termos publicitários, se deu ontem à noite com a veiculação de um anúncio de dois minutos, criado pela Salles, agência responsável pela logomarca da AmBev. (CGF)


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