São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba elaborou contratos de gás da Bolívia, diz promotor

Documento foi assinado pela Petrobras em 2006

DA REDAÇÃO

O governo de Cuba participou da elaboração dos contratos de exploração de gás na Bolívia assinados pela Petrobras no ano passado, disse o promotor boliviano Alaín Canedo. Segundo o funcionário, o ex-presidente da YPFB (estatal boliviana do gás) Juan Carlos Ortiz afirmou que o anexo D do documento foi feito por funcionários da estatal Cubapetróleo.
Além disso, Ortiz afirmou, ainda segundo o promotor, que os escritórios de advocacia americanos Curtis, Mallet-Prevost e Colt & Mosle foram contratados pela PDVSA (estatal venezuelana do petróleo) para ajudar na elaboração do contrato, como a Folha revelou em outubro do ano passado.
De acordo com Canedo, os profissionais bolivianos que teriam redigido o contrato, segundo o também ex-presidente da YPFB Manuel Morales Olivera, "não tinham capacidade" para realizar a tarefa.
O anexo D determina o "Procedimento Financeiro e Contábil" do contrato de operação assinado em outubro de 2006 com as empresas petrolíferas que atuam no país, como a Petrobras. Ele dá detalhes de como os custos das operações das petrolíferas serão calculados e registrados para que a YPFB possa aprová-los.
O promotor está investigando a elaboração do anexo D porque houve denúncias de que, em março, Morales alterou essa parte do contrato, dando vantagens a Petrobras, Repsol e Total depois que os acordos haviam sido assinados. A denúncia motivou a sua queda do comando da estatal.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Recorde: Julho é o melhor mês em vendas de veículos da história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.