São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado volta a reduzir previsão para o IPCA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As projeções do mercado financeiro para a inflação deste ano recuaram pela quinta semana consecutiva, de acordo com pesquisa feita pelo Banco Central na última sexta-feira. Em compensação, a estimativa de crescimento da economia no ano que vem voltou a cair.
Segundo o levantamento, a previsão média para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano recuou de 6,34% para 6,32%, distanciando-se um pouco mais dos 6,5% previstos pelo teto da meta de inflação estabelecida pelo governo.
O maior otimismo dos cerca de 80 analistas do setor privado ouvidos pelo Banco Central pode estar relacionado à recente queda no preço das commodities, um dos principais fatores de pressão inflacionária observados neste ano.
Não há sinais claros de que o recuo nas projeções de inflação deste ano esteja relacionado com a alta dos juros promovida pelo BC desde abril -de lá para cá, a taxa Selic subiu de 11,25% ao ano para os atuais 13%. Isso porque a estimativa para o IPCA de 2009, ano em que o aperto monetário começaria a produzir mais efeitos sobre os preços, continua estável em 5% há sete semanas.
Até agora, o efeito mais visível da alta dos juros sobre a economia, segundo a pesquisa do BC, está no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do ano que vem. A projeção, que já esteve em 4%, caiu pela quarta semana seguida e está agora em 3,60%. Para este ano, foi mantida a expectativa de uma expansão de 4,8%.


Texto Anterior: Cesta básica recua até 11% em agosto, afirma Dieese
Próximo Texto: Importações brasileiras batem recorde em agosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.