São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2008

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No primeiro dia de vigência, 1.028 pedem portabilidade

Serviço será implementado de forma gradual

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de clientes que pediram para mudar de operadora de telefonia e manter o número chegou a 1.028 ontem, primeiro dia de vigência da portabilidade, de acordo com a ABR Telecom (entidade que administra a mudança para as teles).
A portabilidade está em vigor em uma área de 17,5 milhões de usuários, aproximadamente. De acordo com a entidade, não houve problemas no primeiro dia de troca de números.
Ainda de acordo com a ABR Telecom, o Estado que teve maior quantidade de pedidos de mudança de operadora foi Goiás (região com código de área 62), com 357 pedidos. Em São Paulo, houve 86 pedidos de portabilidade para a região de código de área 17 e 85 na região com código de área 14.
A portabilidade será implantada de forma gradual, até março de 2009. Em São Paulo, a portabilidade só está disponível na região atendida pelo código de área 14 (Avaré, Bauru, Jaú e outras cidades) e 17 (São José do Rio Preto, Barretos e outras) . Na capital do Estado -código 11-, a medida será implementada entre 23 de fevereiro e 1º de março de 2009.
Fora do Estado de São Paulo, a medida está em vigor nas regiões com estes códigos de área: 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 86 (PI) e 67 (MS).

Outros números
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou números diferentes da ABR Telecom. A agência reguladora, no entanto, contabilizou as mudanças apenas até as 17h30. A ABR Telecom monitorou os pedidos até as 18h30.
Para a Anatel, houve 864 pedidos de mudança. A maior parte -692, equivalentes a 80%- foi de clientes de operadoras de celular.
As operadoras de telefonia vinham tentando adiar a mudança. Há três anos, um movimento parecido conseguiu postergá-la. Uma pesquisa feita pelo Yankee Group revelou que, na telefonia fixa, 46% dos assinantes trocariam de operadora se pudessem manter o número do telefone.
Telefônica e Oi seriam as concessionárias com maior perda de clientes. Na rede móvel, esse índice seria de 48%. No início deste ano, levantamento do Morgan Stanley indicou que, na telefonia móvel, esse índice seria de 20%. BrT e TIM seriam as mais afetadas.


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