UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dutra enfrenta negociação salarial

DA SUCURSAL DO RIO

Ex-sindicalista e ex-senador pelo PT, José Eduardo Dutra, presidente da Petrobras, vive a experiência de estar do outro lado do balcão, ao negociar com a FUP (Federação Única dos Petroleiros) o reajuste da categoria.
Os petroleiros querem 22,3% de aumento -15,5% de correção da inflação e 6,8% de ganho de produtividade. A Petrobras oferece 10,7%, o que Dutra considera como uma "excelente proposta".
Ele afirma que a direção da Petrobras está em "diálogo permanente" com os funcionários: "Mas não quer dizer que vamos aceitar tudo o que eles querem".
Dutra disse que seu relacionamento com a FUP, que liderou e foi derrotada na primeira grande grave do governo FHC, "é bom, mas é lógico que há conflito".
"Acho que o sindicato olha a empresa só do ponto de vista do empregado, o que é natural. Só que a direção da empresa tem de olhar do ponto de vista dos acionistas. E como o acionista majoritário é a União, o da sociedade também. O desafio é fazer um equilíbrio."
Dutra considera o percentual oferecido justo, no mesmo nível do oferecido por outras grandes companhias privadas e melhor do que os propostos nas demais estatais, considerando também os benefícios incluídos na negociação.
Diretor da FUP, Gerson Pires afirma estar decepcionado com o modelo de gestão da companhia, que permaneceu o mesmo da administração anterior.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Panorâmica - Consumo: Cai preço de querosene de aviação e nafta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.