UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford deve demitir 3.000 na Europa

DA REDAÇÃO

A Ford, segunda maior fabricante de carros do mundo, disse ontem que irá cortar 3.000 postos de trabalho na Bélgica. A notícia aumenta para 7.700 os cortes anunciados pela companhia na Europa e nos Estados Unidos.
Segundo a companhia, o corte se deve ao plano de redução na produção e de reestruturação para fabricar a próxima geração do modelo Focus, na unidade de Genk, na Bélgica.
"Precisamos aumentar significativamente o ritmo de redução de custos da Ford na Europa se quisermos retornar à lucratividade", disse Lewis Booth, presidente da Ford na Europa.
Os cortes na Bélgica seguem cortes de 3.000 vagas nos Estados Unidos, anunciados na terça-feira, e planos de oferecer demissão voluntária para 700 trabalhadores assalariados e 1.000 horistas na Alemanha, conforme divulgado na segunda-feira.
Jornais estrangeiros davam conta de que o número de demissões na Ford poderia chegar a 13 mil. A Ford no Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, não confirma o dado. Diz que estão previstas as demissões na Bélgica e o enxugamento de 1.700 postos de trabalho nos Estados Unidos.
Para o Brasil, a Ford afirma que tem pequeno excedente de pessoal e que pretende abrir um PDV (Programa de Demissão Voluntária) na unidade de Taboão da Serra (SP), onde trabalham cerca de 4.000 pessoas.
Segundo a empresa, no entanto, o PDV sempre é aberto nesta época do ano e não tem relação com o fechamento de vagas nos Estados Unidos e na Europa.

Vendas
O ritmo de alta nas vendas de carros nos Estados Unidos caiu em setembro. A General Motors disse que suas vendas tiveram alta de 12% no mês passado em relação a setembro de 2002.
Para a Ford, as vendas cresceram apenas 0,5%, permanecendo estáveis em quase todas as áreas, enquanto na DaimlerChrysler caíram 15%.
O recuo na DaimlerChrysler se deve, segundo a companhia, principalmente ao fato de que o desempenho alcançado em setembro do ano passado havia sido muito bom.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Empresa "compra" reestruturação
Próximo Texto: Panorâmica - Energia: Grupo espanhol põe US$ 140 mi no Brasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.