São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASA PRÓPRIA

É mais difícil negro e latino terem crédito, diz Bernanke

Larry Downing/Reuters
O presidente do Fed, Ben Bernanke, em Washington


DA REDAÇÃO

O presidente do Federal Reserve (o banco central dos EUA), Ben Bernanke, afirmou ontem que negros e latinos têm mais dificuldades para ter acesso a crédito. Para ele, existe "uma possibilidade maior" de que esses dois grupos tenham de pagar mais por empréstimos do que os demais.
Segundo Bernanke, estudo do Fed mostra que há algumas hipóteses para esse fato. Entre elas, o presidente do BC americano mencionou a discriminação racial e o histórico financeiro da pessoa que toma o empréstimo.
Ele disse que o Fed está "comprometido a tomar medidas rigorosas" para impedir a discriminação bancária.
Havia a expectativa de que Bernanke se manifestasse sobre a situação da economia dos EUA e os juros adotados pelo Fed, mas seu discurso ficou restrito ao financiamento do setor imobiliário.
Ele elogiou o aumento de acesso à propriedade de casas nos últimos dez anos. Segundo o presidente do Fed, houve aumento de 69% no número de pessoas donas de casa própria entre 1995 e a metade de 2006, apesar da dificuldade de acesso a empréstimos bancários por latinos e negros.
Para Bernanke, esse crescimento aconteceu principalmente entre as minorias. O índice de proprietários cresceu 19% entre latinos, 11% entre negros e 7% entre brancos.


Texto Anterior: Siderurgia 2: Indiana nega ter realizado oferta por CSN
Próximo Texto: Carga tributária de empresas no Brasil é a 17ª maior do mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.