São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Dólar deve fechar em R$ 1,70 neste ano, prevê consultoria

O dólar deve manter a trajetória de queda neste ano e ao longo de 2008. A taxa de câmbio deve fechar em R$ 1,70 por dólar no final deste ano e em R$ 1,65 em 2008.
A previsão é da consultoria Tendências, que acaba de rever suas projeções para a taxa de câmbio. A decisão do Fed, o banco central americano, de cortar 0,25 ponto da taxa básica de juros, de 4,75% para 4,5%, deve intensificar a desvalorização do dólar no curto prazo.
Segundo a consultoria, a entrada de dólares continuará forte em 2008. A previsão é de uma sobra no balanço de pagamentos de US$ 40,6 bilhões, mais de 50% abaixo dos US$ 83,4 bilhões projetados para este ano. Ou seja, mesmo com essa queda, o país terá oferta excessiva de dólares.
O resultado da balança comercial para este ano contribui para a apreciação do real. A alta das exportações, ainda que em um ritmo inferior ao crescimento das importações, tem sido outro fator a influenciar a taxa de câmbio.
Apesar da queda do dólar, a Tendências prevê um total de US$ 158,9 bilhões em exportações neste ano, 15,3% acima de 2006. Os preços das exportações sobem em um ritmo maior do que o da quantidade e é isso que tem mantido as vendas externas em um patamar elevado.
Já as importações devem atingir US$ 117,7 bilhões, 28,9% a mais do que no ano passado. O saldo deve somar US$ 41 bilhões, uma queda de 11,4% em comparação a 2006.
De acordo com o economista Leonardo Miceli, da Tendências, nesse ambiente, o risco Brasil também deve cair. O risco deve baixar do patamar atual de 170 pontos para 150 pontos no final de 2008.
"Dessa forma, exceto por eventuais períodos de volatilidade nos mercados, os principais fatores pertinentes na determinação do câmbio, como prêmio de risco, diferencial de juros e oferta de moeda estrangeira, apontam para a valorização do real", diz Miceli.

MERCEARIA INTERNACIONAL

Especializada em frios e laticínios, a importadora Calimp amplia o seu portfólio e faz apostas na área de produtos de mercearia -ingredientes que podem ser armazenados sem a necessidade de refrigeração. Entre as novidades estão a linha espanhola Ortiz, de atum e aliche, e outras variedades de conservas, molhos de tomate e pesto. No catálogo da importadora estão cerca de 125 produtos, principalmente, queijos franceses, suíços, austríacos, italianos, americanos e ingleses, conservas italianas e espanholas e presuntos espanhóis. Na carteira de clientes estão redes varejistas em 17 Estados. Entre elas, Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart, Sam's Club e Extra.

CORPO-A-CORPO

O mercado de ações já vinha antecipando, há pouco tempo, prejuízo do Citigroup com a crise do mercado imobiliário nos Estados Unidos. Desde o último dia 22, o Citi perdeu a liderança de maior grupo financeiro dos Estados Unidos para o Bank of America, de acordo com dados da Economática. A diferença é pequena, mas vem aumentando. O curioso é que, na lista das dez maiores instituições do continente americano, três são brasileiras: Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Paris "imita" SP e quer limpar publicidade

O prefeito da cidade luz, o socialista Bertrand Delanoë, amigo de vários petistas como Marta Suplicy, declarou guerra contra os anúncios publicitários em Paris.
O Conselho de Paris deve votar, em dezembro, um novo regulamento que prevê uma limitação drástica na publicidade externa, resultado de quatro anos de discussão. Segundo profissionais do setor, 60% dos anúncios podem ser removidos.
A UPE (sindicato que reúne empresários do setor) está descontente com as mudanças. Os publicitários, que já contestam o documento, não esperavam mudanças tão drásticas, segundo o francês "Le Figaro".

EXPANSÃO MINERAL
Até 2009, a Vale do Rio Doce vai investir mais de R$ 680 milhões no porto de Tubarão. Especializado no embarque de minério de ferro e pelotas, o píer um receberá equipamentos que garantirão o escoamento de 120 milhões de toneladas por ano de minério de ferro de MG. O terminal de minério de Tubarão bateu recorde em outubro -foram embarcadas 9.189.441 toneladas de minério de ferro e pelotas.

AMAZÔNICO
O IFC (International Finance Corporation, o ramo do setor privado do Bird) emitiu, pela primeira vez no mercado brasileiro, valores mobiliários em reais denominados "notas", abrindo o chamado mercado Amazônia. Os recursos provenientes da emissão, no montante de R$200 milhões, serão repassados a empresas brasileiras, com o objetivo de impulsionar o crescimento e a criação de empregos.

FUTURO
O banco Modal e o Modal Asset Management realizam palestra com os economistas André Lara Resende e Alexandre Póvoa sobre o tema "2008, Oportunidades e Riscos - O Mercado Brasileiro em um Novo Contexto Internacional". O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 5, em São Paulo.

LIGHT
A Amway, de vendas diretas multinível, fechou uma parceria inédita com a Gold Nutrition, especializada no desenvolvimento de produtos de baixa caloria. As barras e o chocolate Woman Care, produzidos com soja, serão distribuídos exclusivamente pela marca Nutrilite, de suplementos de vitaminas e minerais.

TERCEIRA GERAÇÃO
Será realizado, no dia 13 de novembro, o primeiro seminário Wireless Broadband - A Banda Larga Sem Limites, no hotel Staybridge Suítes, em São Paulo. O evento reunirá as operadoras que participarão do leilão de banda larga, marcado para dezembro, e nomes como Guto Firmato, diretor-executivo da Alcatel-Lucent, e Paulo Brevilieri, diretor de desenvolvimento tecnológico da Qualcomm.

BOTICA
A Granado inaugura no dia 21 nos Jardins, em SP, a sua primeira loja fora do Rio. Além de vender todos os produtos das marcas Granado e Phebo, o novo espaço contará um pouco da história da marca com móveis e objetos antigos que fazem parte do acervo da empresa. A Granado foi fundada em 1870, no Rio. O projeto da nova loja é assinado pelos arquitetos Jorge Nascimento e Guilherme Saggese.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


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