São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

País será base para múlti do setor de papel

Na semana em que a legislação ambiental foi apontada como um entrave ao crescimento econômico do país, a International Paper, uma das maiores fabricantes de papel do mundo, recebeu ontem do governo de Mato Grosso do Sul a licença ambiental de instalação das fábricas de papel e celulose na região de Três Lagoas.
Trata-se de um investimento de US$ 1,5 bilhão, um dos maiores do país, para a construção das duas fábricas, que deverão ser concluídas em dois anos. "O dinheiro já está disponível no país e, na semana que vem, vamos começar as obras na região", diz Máximo Pacheco, presidente-executivo da IP do Brasil. Serão contratados 7.000 empregados.
Apesar das críticas em torno da questão ambiental, Pacheco diz que a empresa não tem queixas do processo para a obtenção da licença. O processo demorou um ano, um tempo que Pacheco considera razoável para avaliar as implicações ambientais de um investimento dessa proporção.
Segundo Pacheco, no mundo de hoje essas questões que envolvem o ambiente têm mesmo de ser analisadas com muito cuidado. "São assuntos delicados que precisam ser tratados com muita responsabilidade e profissionalismo", diz.
O objetivo da IP, ao realizar esse investimento, é transformar o Brasil na plataforma de produção de papel da companhia para toda a América Latina. Nascida há 106 anos nos EUA, a IP é uma das maiores empresas de papel do mundo. Ela fatura US$ 25 bilhões ao ano, tem 80 mil empregados e está fincada em 42 países.
No Brasil, a IP está presente há 45 anos -antes chamava-se Champion. A empresa é especializada em papel para impressão (Chamex). O projeto de investimento da fábrica de papel no país existe há cerca de 15 anos, mas só deslanchou nos últimos três.
A operação da IP prevê, em fevereiro de 2007, uma troca de ativos com a VCP (Votorantim Celulose e Papel). A IP irá trocar a floresta e a unidade de celulose que será construída em Três Lagoas pela fábrica de papel da VCP na região de Luís Antônio, em São Paulo.
Ao final da operação, a IP ficará com duas fábricas de papel, uma em Mato Grosso do Sul e outra em São Paulo. A VCP irá fornecer a celulose para a companhia. O objetivo da IP é de produzir 1 milhão de toneladas de papel por ano.

Golfe começa a ser usado para relacionamento

Muito popular nos Estados Unidos, e ainda pouco conhecido no Brasil, o golfe começa a ser usado como ferramenta de relacionamento no meio empresarial.
Um exemplo dessa nova tendência é o Circuito Empresarial de Golfe, que acontece anualmente, com dez etapas, em São Paulo. A última delas, da Pfizer, foi encerrada ontem.
Para Luisa Coteccia, diretora da Befit, que organizou a última etapa, o esporte é um dos mais propícios para fazer negócios. "Pela própria natureza do esporte, em que cada um joga de uma vez, depois comenta a tacada. Muitas vezes, negócios que levam inúmeras reuniões para acontecer, são fechados em uma só partida", diz.

BORBULHAS
Esteve no Brasil, na última semana, a francesa Beatrice Cointreau, proprietária da casa de champagne francesa Gosset. O motivo da visita é a comemoração de uma década de negócios no país: a Champagne Gosset começou a ser importado pelo Brasil há dez anos, pela Expand, que o considera uma das estrelas de seu portfólio. Com 422 anos, a Gosset é uma das "maisons" mais antiga da região de Champanhe. É presidida, desde 1993, por Cointreau, que imprime uma gestão focada na produção de grandes cuvées e dos champagnes safrados elaborados em terrenos grand cru. Já o sobrenome, Cointreau, foi herdado do pai, descendente do criador do famoso licor.

CONSIGNADO
O crescimento vertiginoso do crédito consignado provocou um congestionamento na Dataprev. Nos últimos dias, cerca de 120 mil aposentados não conseguiram a liberação de seus pedidos de financiamento, após os bancos terem dado o sinal verde. É que para verificar se o aposentado está dentro do limite permitido pela lei, a Dataprev é acionada antes da liberação do dinheiro. O medo é de um apagão no consignado, um dos mais bem-sucedidos programas do governo Lula.

NO CÉU
A Gol acaba de receber a 60ª aeronave de sua frota, composta por aviões Boeing-737. Até o fim do ano, outras cinco aeronaves deverão ser incorporadas à frota da empresa, ampliando as operações diárias para 600. Atualmente são 530.

ALIANÇA Os escritórios Veirano Advogados e o canadense Mac-Leod Dixon acabam de firmar aliança para atuação nas indústrias de petróleo, gás e mineração.

GUERRA FRIA
A Schincariol ultrapassou a Femsa no valor médio por litro de cervejas comercializadas no mercado nacional, em outubro, passando a ocupar o segundo lugar no ranking, de acordo com o Instituto ACNielsen. O crescimento foi de 0,57% no mês.

"BARBATANA"
A Skol estréia hoje novo filme de verão produzido com feitio caseiro. A idéia é mostrar histórias que serão contadas futuramente aos netos dos protagonistas. A primeira peça, denominada "Barbatana", mostra um grupo de amigos brincando de assustar os companheiros com a câmera na mão. Durante todo o filme, criado por Fábio Fernandes, presidente e criativo da F/Nazca, a marca Skol não é mencionada. A assinatura da peça é: "O Verão é Agora. Tá Redondo? Yeah Yeah".

ENERGIA 1
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) chamou, informalmente, a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia) para ajudar a modificar a resolução 456, que trata da relação das distribuidoras com seus consumidores, estabelecendo deveres e obrigações para ambos. A Abradee é parte diretamente interessada em modificações no texto.

ENERGIA 2
A Eletrobrás começou a vender a energia gerada por três usinas participantes do Proinfa (programa de incentivo de fontes alternativas), na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Duas são termelétricas a bagaço de cana, Giasa II (20 MW) e Volta Grande (MG, 30 MW). A terceira, Winimport (PR, 7 MW), utiliza cavaco de madeira.


Próximo Texto: Agora, governo admite PIB abaixo de 3%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.