São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESACELERAÇÃO

Produção industrial dos EUA recua pela 1ª vez desde 2003

DA BLOOMBERG

A produção industrial dos Estados Unidos sofreu uma contração inesperada em novembro -a primeira em um período de mais de três anos. O setor era um dos pilares que respaldavam o crescimento da economia do país.
O índice industrial do Instituto de Administração de Abastecimento, que é a maior associação mundial de gerentes de compras, caiu para 49,5 pontos em novembro passado, contra os 51,2 pontos de outubro. Totais inferiores a 50 pontos sinalizam contração.
A expectativa do mercado era a de uma pequena alta, para 52 pontos. A última vez que o índice apontou contração foi em abril de 2003.
As montadoras americanas estão reduzindo a produção para zerar seus estoques de automóveis não-comercializados, enquanto a queda na construção de residências tem prejudicado a demanda por produtos do setor de construção.
O relatório de ontem é mais uma evidência de que a diminuição da demanda por parte das fábricas americanas pode estar agravando a desaceleração da economia do país. Um relatório divulgado no início desta semana mostrou que as encomendas de bens duráveis alcançaram em outubro passado sua maior baixa em um período de seis meses.
O Departamento de Comércio dos EUA divulgou ontem que os gastos do setor de construção caíram 1% em outubro, a maior queda desde setembro de 2001 -quando apresentou recuo idêntico. Os gastos revisados de setembro, também anunciados ontem, apontam uma queda de 0,8% na construção. A projeção anterior era de um recuo de 0,3%.


Texto Anterior: Artigo: Repetindo o passado
Próximo Texto: Trabalho: Taxa de desemprego na zona do euro é a menor em 14 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.