São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSFORMAÇÃO

Projeto faz dejeto suíno virar energia elétrica e água potável

DA AGÊNCIA FOLHA

Um sistema capaz de transformar dejetos suínos em energia limpa e água potável é desenvolvido por 15 pesquisadores brasileiros. O protótipo, realizado em Santa Catarina, pretende resolver três problemas de uma só vez.
Coordenador do projeto, o engenheiro Youssef Ahmad Youssef, da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), diz que ele é inédito.
O sistema é chamado de Biogás-H. Primeiro, o dejeto suíno é jogado em um biodigestor anaeróbio, onde é fermentado. O resultado é a geração de um biogás, que passa por um sistema de limpeza. É produzido, então, o gás metano, que, por sua vez, passa por um reformador, onde é enfim extraído o hidrogênio.
O hidrogênio é injetado, imediatamente, em uma célula combustível (uma espécie de bateria), que transforma a energia química em energia elétrica. É nessa reação que são geradas a eletricidade e a água.
Segundo ele, a água é pura e, para se tornar potável, basta adicionar os sais minerais.
(THIAGO REIS)


Texto Anterior: Doença dos laranjais avança em São Paulo
Próximo Texto: Motorola leva R$ 2,5 mi em verba cultural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.