São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Petrobras descobre óleo leve na bacia de Campos

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou ontem a descoberta de óleo leve, de maior valor comercial, no norte da bacia marítima de Campos (litoral do Espírito Santo).
A companhia realizou testes preliminares, por meio da perfuração de um primeiro poço, que indicaram produção de 10 mil barris/ dia de petróleo.
Os reservatórios de óleo foram encontrados abaixo de espessa camada de sal no subsolo marinho, a uma profundidade final de 4.862 metros (considerando os dutos que entram no solo) e de 1.011 da superfície da água até o fundo do mar.
Segundo a estatal, os primeiros estudos geológicos indicam volumes potenciais de óleo no local de cerca de 570 milhões de barris. Não se sabe ainda se toda essa quantidade poderá ser extraída. As reservas brasileiras de petróleo são da ordem de 13 bilhões de barris.
A descoberta está próxima a outras já feitas pela Petrobras no norte da bacia de Campos, como a de Jubarte.
O reservatório encontrado está interligado ao campo de Caxaréu, cuja comercialidade (potencial de exploração econômica da descoberta) foi declarada no final do ano passado.


Texto Anterior: Mesquita fica em definitivo, diz Meirelles
Próximo Texto: Farmacêutica: Bayer anuncia demissão de 6.100 funcionários no mundo

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.