São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTINO NACIONAL

Crise e dólar alto fazem turismo interno aumentar 20%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O turismo no país cresceu cerca de 20% em janeiro e fevereiro deste ano, ante igual período de 2008, apesar da crise. A estimativa foi apresentada ontem pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto.
Um dos principais indicadores para esse resultado, de acordo com o ministério, foi a taxa de ocupação hoteleira, que teve crescimento médio de 23% no período. Até Santa Catarina, Estado afetado por enchentes no ano passado, conseguiu manter a taxa de ocupação de seus hotéis no mesmo patamar do último verão, com 85% de lotação.
O ministro também citou outros dois índices: o aluguel de veículos aumentou, em média, 40% em janeiro e em fevereiro, e as vendas de pacotes turísticos nacionais subiram 15%.
A valorização do dólar fez com que mais brasileiros optassem por destinos nacionais, e não para o exterior. Isso ajudou a contrabalancear o menor número de turistas estrangeiros no país.
Outro ponto que puxou o turismo no país foi o maior número de argentinos e chilenos nas cidades brasileiras neste verão.


Texto Anterior: Preços: Inflação da zona do euro sobe, mas BCE deve cortar juros
Próximo Texto: Aviação: El Al lança voo direto entre SP e Tel Aviv
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.