São Paulo, terça-feira, 03 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAL DOENTE

Medo da vaca louca derruba vendas em até 45%, diz ministério

Cai consumo de carne na Espanha

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DE MADRI

A preocupação com o avanço da "vaca louca" na Europa provocou uma queda de 45% do consumo de carne vermelha na Espanha, segundo informou ontem o Ministério da Agricultura.
Segundo dados do ministério, em 1999, o consumo anual per capita era de 10 quilos. Se a situação continuar "preocupante", a previsão do setor é que o consumo anual caia para 4 ou 5 quilos de carne por pessoa. A crise no consumo de carne, segundo o ministério, começou em dezembro, já com uma queda de 30%.
O governo espanhol proibiu ontem a comercialização de costela bovina com osso, um dos pratos preferidos dos espanhóis -o osso é uma das formas de contaminação do mal da "vaca louca".
A medida desagradou aos consumidores e, principalmente, proprietários de restaurantes.
Cerca de 80 consumidores, que se classificam como "amantes da costela com osso", se reuniram ontem em um dos restaurantes mais tradicionais de Madri, Casa Matías, especializado em carne bovina, para dar "adeus" a essa preferência culinária.
Foram servidos 50 quilos de carne, e cada pessoa pagou US$ 35 para participar da "última homenagem" à costela com osso.
Os proprietários de restaurantes reclamam de uma queda de 20% a 30% em suas vendas. Alguns restaurantes em Madri retiraram de seus cardápios a opção de carne vermelha.


Texto Anterior: Inquérito: PF apura se Opportunity cometeu evasão
Próximo Texto: Gado brasileiro está livre de mal, diz UE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.