São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legislação provincial tenta liberar curralzinho

DE BUENOS AIRES

A Província argentina de San Luis criou uma lei até agora inédita que obriga os bancos a devolver aos correntistas imediatamente e em dinheiro todos os recursos congelados pelo curralzinho sob pena de perder a licença.
A "lei tampão", aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada para frear o vazamento de recursos do curralzinho, não impede o estabelecimento desta legislação. Na Argentina, as leis federais não regem as decisões tomadas nos tribunais provinciais a não ser que seja sancionada pela Assembléia local.
A nova legislação da Província, que foi batizada de "lei anticurralzinho", já foi aprovada pelo Legislativo, mas poderá ser publicada no Diário Oficial só na próxima semana.
No entanto, muitos correntistas, eufóricos com a aprovação da lei, se aglomeraram nas agências ontem com a esperança de sacar seus recursos. Houve tumulto, mas o dinheiro não foi liberado.
Os banqueiros informaram que já estudam como contestar na Justiça a nova lei. Eles também ameaçam fechar as agências localizadas em San Luis.



Texto Anterior: Feriado derruba arrecadação, que deve cair 18,5%
Próximo Texto: Duhalde prepara tabelamento de preços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.