São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft eleva oferta pelo Yahoo!, diz "NYT"

Proposta chegaria a até US$ 33 por ação da rival

DA REDAÇÃO
DA FOLHA ONLINE

A Microsoft retomou as negociações com o Yahoo! e aumentou a sua oferta pela concorrente em "vários dólares" por ação, de acordo com o "New York Times", mas o negócio não deveria ser fechado ontem.
Nos últimos dias, ainda segundo o jornal, a Microsoft estudava a possibilidade de aumentar a sua oferta, atualmente avaliada em US$ 29,30 por ação, para até US$ 33. Alguns acionistas do Yahoo! já sinalizaram que desejam pelo menos US$ 35. Cada dólar que a Microsoft oferece a mais pela rival significa um acréscimo de US$ 1,4 bilhão no valor final da transação, de acordo com o "Wall Street Journal".
Com a possibilidade de avanço nas negociações, as ações do Yahoo! subiram 6,9% ontem, para US$ 28,67. Já os papéis da Microsoft caíram 0,54%, para US$ 29,24.
Os dois lados já vinham mantendo contato durante esta semana, mas as negociações não avançaram em relação ao preço a ser pago pelo Yahoo!. Apesar de no último sábado ter expirado o prazo estabelecido pela Microsoft para que a diretoria do Yahoo! aceitasse a proposta inicial, a empresa esteve relutante em fazer uma oferta diretamente aos acionistas.
Anteontem, entretanto, a Microsoft deu sinais de que poderia ignorar a recusa da diretoria do Yahoo! e fazer a oferta aos acionistas. Agora, fontes próximas às duas empresas indicam que há uma tentativa de chegar a um acordo amigável.
Também anteontem, o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou a seus funcionários que não pagará "um centavo a mais" do que acredita valer o Yahoo! e que o próximo passo da empresa para adquirir o grupo de serviços de internet será divulgado em breve
"Temos, basicamente, três grandes opções na nossa frente", afirmou Ballmer, ressaltando que "há o acordo amistoso, o acordo hostil e o terceiro caminho, que é, simplesmente, nós nos desentendermos".
Em entrevista, Ballmer afirmou que está confiante de que sua empresa pode desenvolver um negócio competitivo na área de publicidade on-line sem comprar o Yahoo!, mesmo que demore mais tempo.
As negociações entre as duas empresas se arrastam desde o início de fevereiro, quando a empresa de Ballmer e de Bill Gates fez uma proposta de US$ 44,6 bilhões, que foi recusada pelo Yahoo!.


Texto Anterior: Fed amplia leilões para reduzir custo do crédito
Próximo Texto: Brasil vai exportar energia para Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.