São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Empresa alemã propõe interrupção em Taubaté, São Bernardo e São Carlos; firma francesa quer cortar 140

Volks dá férias coletivas e Renault abre PDV

DA FOLHA VALE

DA AGÊNCIA FOLHA

Após a implantação da semana reduzida em julho e neste mês, a Volkswagen deverá dar 20 dias de férias coletivas para reduzir o estoque de veículos em suas unidades em Taubaté (SP) e em São Bernardo do Campo.
A montadora protocolou ontem na Delegacia Regional do Trabalho uma proposta de suspensão da produção entre agosto e setembro que deve atingir 2.000 trabalhadores em Taubaté e 2.500 em São Bernardo.
A justificativa é que as semanas reduzidas, que diminuíram em 15% a jornada de trabalho, não atingiram o objetivo.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, cerca de 13 mil veículos dos modelos Gol e Parati estão acumulados.
Pela proposta da empresa, parte dos funcionários da unidade devem deixar de trabalhar entre os dias 19 de agosto e 7 de setembro.
A decisão, que ainda está sendo negociada em Taubaté, já foi confirmada para 2.500 dos 16.500 trabalhadores da unidade da Volks de São Bernardo do Campo.
Caso as férias sejam efetivadas, cerca de 15.750 carros vão deixar de ser fabricados em Taubaté.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos), de janeiro a junho de 2002, a montadora vendeu 180.563 unidades, 51.975 carros a menos do que o total comercializado no primeiro semestre do ano passado.
A fábrica de motores da Volks de São Carlos (SP) confirmou ontem que 10% dos 520 funcionários da unidade entrarão em férias coletivas a partir do dia 12 de agosto. As férias terão duração de 20 dias. A unidade abastece as demais fábricas da Volks no país com 13 tipos de motores.
A montadora francesa Renault inicia na segunda-feira um plano de demissão voluntária para a fábrica de veículos de passeio de São José dos Pinhais (PR).
O objetivo do plano é atingir 140 dos 1.500 funcionários da unidade de produção dos modeles Scénic e Clio para tentar reduzir os efeitos da retração nas vendas. Também haverá mais férias coletivas na última semana deste mês.


Colaborou a Folha Ribeirão


Texto Anterior: O Vaivém das Commodities
Próximo Texto: Preço do carro cai hoje nas concessionárias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.