São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gigante venezuelana abrirá postos no país

DA SUCURSAL DO RIO

DOS ENVIADOS ESPECIAIS AO RIO

A estatal venezuelana PDVSA, segunda maior empresa de petróleo do mundo, anunciou ontem sua entrada no Brasil. Atuará, a princípio, como distribuidora de combustíveis. Seu foco vai ser as regiões Norte e Nordeste.
A estratégia será conquistar postos que hoje não têm contratos de fidelidade com nenhuma distribuidora e compram combustíveis de várias fontes. São os chamados revendedores de bandeira branca.
O presidente da PDVSA, Alí Rodríquez Araque, disse que para atrair esses revendedores terá um preço menor do que a concorrência. Usará ainda a qualidade dos produtos e a força da marca. Os postos terão a bandeira PDV no Brasil, que se tornará o primeiro país na América Latina adotar essa marca. A PDVSA é uma das cinco maiores distribuidoras de combustível dos EUA. Lá, usa o nome CITGO.
Mas a gigante venezuela não quer ficar só na distribuição. Estuda montar uma refinaria no Nordeste, desde que o projeto tenha a participação da Petrobras. A estatal brasileira tem mostrado, porém, pouco interesse em investir numa nova refinaria.
Para atender o mercado brasileiro, a PDVSA diz que irá trazer parte dos derivados da Venezuela. O restante comprará da Petrobras no Brasil, pois o preço da estatal é hoje menor do que as cotações internacionais.
A PDVSA descarta comprar um rede de postos ou uma distribuidora já estruturada. O diretor Julio Bucci afirmou que até o final deste ano a companhia começará a montar sua cadeia de revendedores no país.


Texto Anterior: Opep amplia produção se o Iraque for atacado
Próximo Texto: Debate sobre setor no Brasil abre congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.