São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Classes C e D almejam comprar computador

A intenção de comprar um computador cresceu entre os integrantes das classes sociais mais baixas (C e D) e hoje é bem maior que a das classes mais ricas. Pesquisa da consultoria Research International mostra que 20% da classe D pretende comprar um computador. Na classe C, a parcela corresponde a 25%, e na B, a 24%. Na classe A, o percentual é de apenas 4%.
Com o objetivo de traçar o perfil do consumo e do uso dos computadores no país, a consultoria ouviu mil pessoas entre abril e maio deste ano, em cinco cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizontes, Porto Alegre e Recife).
Entre as principais conclusões está o fato de as máquinas serem mais usadas pelas classes mais altas e entre os que têm maior nível de escolaridade (ver quadro ao lado).
De acordo com a pesquisa, São Paulo é a cidade que tem mais usuários (48%) e Recife é a que tem menos (24%). Por classe social, a A (90%) se destaca. Por faixa etária, cerca de dois terços dos jovens com idade entre 18 e 25 anos utilizam o computador.
Para Carla Vaselli, diretora de atendimento da Research International, no entanto, um dos dados mais marcantes da pesquisa é o que revela que o número de horas diante do monitor é o mesmo em quase todas as classes sociais -A, B e C usam o computador por 11 horas ou 12 horas; na classe D, o tempo gasto gira em torno de 5 horas.
Vaselli diz que a alta na intenção de compra pelas classes mais baixas pode ser relacionada a dois fatores: um ligado ao momento e outro à economia.
"Em época de Copa do Mundo, sempre há um boom na compra de eletrônicos. Passado o período, o foco muda para os computadores." Já a economia ajuda com as facilidades de pagamento. "Hoje, é muito mais tranqüilo pagar, com muitas parcelas. É o chamado "efeito Casas Bahia'", diz a consultora.
Enquanto há apenas a intenção de compra, e não a posse de fato, algumas diferenças podem ser notadas nos hábitos das diferentes classes sociais, de acordo com o estudo. Todos os pesquisados da classe A têm e usam o computador em casa. Na classe D, a parcela é de apenas 24%. A maioria dos integrantes desse estrato social usa as máquinas no trabalho (29%) ou em lan houses (28%).
Segundo a pesquisa, cerca de 40% das pessoas usam internet. Há diferenças nos hábitos ligadas à finalidade do uso da internet. Classes mais altas circulam por uma gama maior de sites, principalmente nos de notícias. Enquanto 87% da classe A -a maior parcela- acessa a internet para ver e-mails, 60% da classe D -também o maior grupo- usa a rede para conversar em chats.

TECONOLÓGICO

A empresa alemã de tecnologia LevelOne acaba de se instalar no Brasil. O objetivo é fazer com que o país seja campo para teste dos produtos a serem lançados mundialmente. O foco da empresa, de acordo com Marcelo Pio, diretor geral no Brasil, é se tornar ser líder no país no segmento até 2010. Neste ano, a LevelOne vai trazer para o mercado nacional produtos para segurança, armazenamento de dados e os que utilizam a tecnologia VoIP, como roteadores. Com 15 anos de existência, a LevelOne tem sede na Alemanha possui 30 filiais no mundo. São dois centros de pesquisa e desenvolvimento, um na Alemanha e outro em Taiwan, onde os produtos são fabricados.

ESTILOSO

A convite da Abit, o Clube de Estilo, do empresário Fernando Cunha, leva suas marcas a Paris. Neste mês, o showroom participa do Prêt-à-Porter, evento internacional que apresenta para a imprensa e compradores as tendências para a estação primavera/verão 2008. Na bagagem do Clube, estão marcas como Daniella Zylbersztajn, Diva, Daniele Mabe, O.N.G. Orientavida, Pat Falcão e T. Arrigoni. Com quatro anos de história, o Clube de Estilo tem seu próprio calendário de lançamentos, com mais de 20 marcas em época de temporada.

CASA NOVA
A Forever Living, plantadora, fabricante e distribuidora de áloe vera, comprou um novo armazém no Rio, de 5.500 m2, que pertencia à L'Oréal. O local tem capacidade para 70 mil caixas. Em 2006, as vendas da Forever Living subiram 54%, chegando a US$ 40 milhões.


BATOM
A rede O Boticário vai lançar a nova coleção de maquiagem em capitais brasileiras, fora do eixo Rio-São Paulo. O "road show" para apresentação dos produtos Fashion Summer começa hoje, em Natal, e passa, em seguida, por Brasília, Salvador e São Luís.

PLATAFORMA
A empresa norte-americana Pride International entregou à Puras os serviços de hotelaria em alto-mar de três de suas seis plataformas. Uma equipe de 73 pessoas cuida de todo o atendimento, que inclui áreas de alimentação, lavanderia, limpeza e lazer. Na região de Macaé (RJ), a Puras presta os mesmos serviços a 25 plataformas marítimas. No balanço semestral, a empresa tem 57 novos contratos fechados para gerenciar restaurantes empresariais.

HORA DE JOGAR
A fabricante de jogos Grow e a Ediouro firmaram parceria para lançar o jogo Palavras Cruzadas Diretas. A criação do jogo esteve a cargo da dupla de autores Sergio Halaban e André Zatz, que recentemente fizeram a nova versão do War: Império Romano. Além da versão adulta, há a versão Picolé, para crianças.

DIREITO
A Faap promoverá um ciclo de palestras de direito sobre as principais atuações do Poder Judiciário no Brasil. A iniciativa é parte da comemoração dos 180 anos da implantação dos cursos jurídicos no país. Na quarta, Diego Corapi, professor de direito privado comparado da Universidade di Roma La Sapienza, falará sobre direito comercial comparado. Também participam Márcio Thomaz Bastos e o procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey.

CONCRETO
O Instituto Brasileiro do Concreto e a ArcelorMittal Brasil acabam de lançar, em Bento Gonçalves (RS), durante a abertura do 49º Congresso Brasileiro do Concreto, o livro "Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais". O assunto foi abordado por 85 especialistas, em dois volumes.


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