São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar critica política do BC na presença de Meirelles

Presidente de banco diz que diagnóstico já foi feito

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O vice-presidente da República, José Alencar, fez ontem duras críticas à política monetária. "A tese de que os juros elevados são um instrumento para controle da inflação é verdadeira. No entanto, assim como os bons remédios, é preciso que sejam aplicados depois de um diagnóstico correto e seguro", afirmou ele, em São Paulo, a uma platéia de políticos e empresários que participava de seminário em comemoração dos 40 anos da revista "Veja".
"A inflação brasileira neste momento é muito mais provocada pelo avanço dos preços das commodities no mercado internacional. Portanto não vai ser o aumento da Selic no Brasil que irá interromper essa alta."
Ao seu discurso assistia o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. "O meu diagnóstico já foi feito", disse Meirelles à Folha a respeito das colocações de Alencar. Durante o debate, antes, ele tinha destacado que a inflação observada no Brasil nos últimos meses possui dois componentes: o "importado", produto da aquecida demanda global por commodities, e o da "demanda doméstica a ser controlada". Na sua avaliação, embora a crise internacional seja severa, a economia do país está se saindo bem nesse teste ao qual é submetida, comparando com outras nações.
Para Guido Mantega, ministro da Fazenda, "as medidas de política monetária e fiscal têm se mostrado muito eficientes". "Podemos terminar o ano dentro do limite da meta [de inflação, de 6,5%]", comentou.


Texto Anterior: Fórum Nacional avalia como evitar vulnerabilidade externa
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.