São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

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Levantamento aponta mercados mais baratos

SP tem cesta de produtos econômicos de menor preço

DA FOLHA ONLINE

A Pro Teste, associação de defesa dos consumidores, divulgou ontem a relação dos supermercados mais baratos em 13 cidades de 9 Estados do país. A pesquisa levou em conta dois tipos de cesta de produtos. A cesta um, com cem itens, que considera produtos das marcas mais conhecidas, além de carnes, legumes e frutas. A cesta dois tem 86 produtos e considera os produtos mais baratos da loja, incluindo as marcas próprias, e sem os itens carnes, legumes e verduras.
Em São Paulo, o supermercado Atacadão, na zona leste, foi considerado o mais barato nas duas cestas. O Bergamini, na zona norte, havia liderado a lista no ano passado, e O Dia, nos dois anos anteriores. Neste ano, a pesquisa também apontou a diferença de preço entre produtos, que passa de 200%.

O Paraná foi o Estado em que a cesta variou menos em relação aos preços de 2007 (9,43%), seguido por Santa Catarina (10,02%), São Paulo (10,71%), Distrito Federal (10,99%), Minas Gerais (11,17%), Pernambuco (11,46%), Rio Grande do Sul (12,40%), Bahia (12,67%) e Rio de Janeiro (13,01%).
Para o consumidor de São Paulo, a cesta dois, baseada em produtos mais baratos ofertados pelos mercados, custou R$ 136,53, o menor preço encontrado em todas as cidades pesquisadas. Já no Rio de Janeiro, em que foi obtido o maior valor, a cesta dois atingiu R$ 389,59. Nos preços estão incluídos os tributos que incidem sobre os bens alimentícios.
No levantamento deste ano, o Rio desbancou Salvador, que tinha a cesta um (de marca) mais barata. Isso ocorreu devido à inclusão do Atacadão na pesquisa. Essa rede também apresentou bom desempenho em outras cidades, como São Paulo, Salvador, Jaboatão dos Guararapes (PE) e Olinda (PE). São lojas que, além da venda no atacado, comercializam no varejo, mas sem as comodidades de redes tradicionais.
Em São Paulo, as cesta um e dois mais baratas estão no Atacadão, em São Miguel. Segundo a Pro Teste, um exemplo de variação de preço é uma marca de espaguete que pode custar, em São Paulo, de R$ 1,09 a R$ 3,45, diferença de 217%.


















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