São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Gabrielli discute participação do setor de máquinas nos projetos

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Petrobras fez ontem a primeira reunião com o setor de bens de capital para dar início às negociações sobre o conteúdo nacional nos projetos para exploração do pré-sal.
O encontro aconteceu em São Paulo e foi coordenado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que estava acompanhado do diretor de serviços da estatal, Renato Duque, e o gerente-executivo de engenharia, Pedro José Barusco Filho.
Segundo José Velloso, primeiro vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos), a Petrobrás apresentou os planos globais de exploração da camada pré-sal e fez um alerta sobre o tamanho do desafio que será lançado para a indústria de bens de capital a partir de agora.
A estatal informou que pretende elevar a produção de petróleo dos atuais 1,9 milhão para 3,8 milhões de barris por dia até 2020, um esforço que exigirá equipamentos novos capazes de viabilizar o desenvolvimento de campos petrolíferos em zonas ultraprofundas. A conversa não evoluiu, de acordo com Velloso, para os índices de conteúdo nacional a serem estabelecidos.
"Isso ainda não sabemos. A Petrobras nos informou que isso ainda não está definido, mas, pelo que deu para observar, estamos sendo avisados sobre a mobilização que precisamos fazer para participar desse esforço industrial", afirmou.
A expectativa da indústria é poder contar com financiamento para aumentas sua participação no desenvolvimento do pré-sal.
Segundo a Abimaq, foi a política de estímulo à aquisição de conteúdo nacional que levou a industria a atuar no segmento de plataformas. A P53, por exemplo, plataforma para o campo de Marlin Leste, na Bacia de Campos, possui 65% de conteúdo nacional. "Se considerarmos só o fornecimento da indústria de bens de capital para a P53, a participação brasileira foi de 25%. Era zero", explica. O desafio, afirma Velloso, é ampliar essa participação.


Texto Anterior: Estatal e BP acham reserva gigante nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.