São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PepsiCo compra fabricante dos salgadinhos Torcida

Empresa já detém no Brasil a marca Elma Chips

PAULO DE ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A empresa norte-americana PepsiCo, detentora de marcas como Pepsi-Cola, Gatorade e Elma Chips, anunciou ontem a compra da Lucky, fabricante dos salgadinhos populares Fofura e Torcida. Os valores envolvidos na aquisição não foram informados.
"As marcas da Lucky e seu quadro de funcionários serão um grande complemento ao nosso negócio e alavancarão nossa possibilidade de crescimento no Brasil", afirmou, em comunicado, o CEO da PepsiCo, Michael White.
A empresa já está consolidada no ramo de "snacks" no Brasil desde 1974, quando adquiriu a Elma Chips. Agora, com a compra da Lucky, a PepsiCo não terá concorrente à altura nesse setor, segundo fontes do mercado.
"Existem diversas empresas nesse segmento de salgadinhos, mas nenhuma muito reconhecida. E uma boa parte atua na informalidade", disse o professor Nuno Fouto, do Provar (Programa de Administração de Varejo), ligado à USP.
Para ele, o mercado ficará "um pouco mais" concentrado com a concretização da compra, porém, não monopolizado.
De acordo com analistas, a principal vantagem do negócio para a PepsiCo é sua penetração nas classes C e D, que vivenciam um incremento maior na renda. Para Fouto, a compra é importante porque as marcas Fofura e Torcida (as principais do portfólio da Lucky) "são muito vivas na lembrança do consumidor". "Então, é melhor comprá-las do que brigar pelo mesmo espaço", afirmou o professor da Provar.
A Lucky possui duas fábricas na capital paulista e um centro de distribuição no Nordeste, além de call centers.
A aquisição depende ainda da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Os termos do negócio ainda não foram definidos, segundo informou a PepsiCo.
A PepsiCo teve em 2006 faturamento mundial de US$ 35 bilhões. No Brasil, ela detém oito marcas, entre elas Quaker, Toddy, Coqueiro, Pepsi-Cola e Gatorade e Lipton.


Colaborou CRISTIANE BARBIERI , da Reportagem Local


Texto Anterior: Outro lado: Telefônica diz que acompanha as reclamações
Próximo Texto: Trabalho: Bancários desistem de greve, mas a Caixa Federal pára hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.