São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

JUROS

Política fiscal não gera inflação, afirma Mantega

DA EFE

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem em Istambul que as medidas de estímulo fiscal adotadas no Brasil não geram inflação e criticou analistas.
"Alguns analistas estão analisando de forma equivocada a situação fiscal no Brasil", disse Mantega, que está na maior cidade da Turquia para participar dos atos prévios ao encontro anual do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial.
"Querem que a taxa de juros aumente sem necessidade porque ganham com isso", disse Mantega, que enfatizou que o programa fiscal do governo federal "não cria inflação neste momento e não criará no futuro".
O Fundo prevê que os preços subam 4,8% neste ano no Brasil e 4,1% no ano que vem, números inferiores à meta do Banco Central.
O ministro destacou também os bons dados econômicos do país, entre eles o da produção industrial, que cresceu em agosto 1,2% na comparação com julho, oitavo mês consecutivo de alta.
Mantega mostrou ainda preocupação com o excesso de dólares que têm entrado na economia brasileira, o que prejudica as exportações do país.


Texto Anterior: Veículos usados devem ter valorização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.