São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volatilidade elevada infla operações

DA REPORTAGEM LOCAL

A expansão recorde dos negócios na Bovespa tem ocorrido junto a um momento de pico em sua volatilidade. Com as oscilações bruscas que o mercado acionário internacional tem sofrido e a tentativa dos investidores em conseguir lucrar neste momento de crise, a intensidade do sobe-e-desce das ações chegou a níveis dificilmente imaginados há não muito tempo.
O índice de volatilidade do Ibovespa no mês passado atingiu os 111,9%. No primeiro semestre, esse índice rondava os 35%. Esse indicador mostra a intensidade e a freqüência das oscilações nos valores das ações e é medido pela BM&FBovespa. Quanto mais elevado fica, maior são as dificuldades em prever retornos e fazer investimentos nas ações.
Se for considerado um período mais longo, de um ano, por exemplo, o índice se reduz muito, ficando em 48,9%. Em outras palavras, o mercado acionário está muito mais imprevisível e arriscado.
"A volatilidade elevada justifica o atual aumento no número de negócios realizados. Nesses momentos de grande volatilidade, em que o mercado perde as referências, é mais fácil que as operações acabem crescendo mesmo", afirma Fausto Gouveia, analista financeiro da Win -"home broker" da Alpes Corretora.
O pior para o pequeno investidor é que os analistas não esperam que esse cenário se altere tão cedo. A crise internacional ainda parece distante de encontrar seu fim e a Bovespa já mostrou que não está isolada da cena externa. (FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Semana terá novo IPCA e decisão sobre juro europeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.