São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de falências cresce em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de falências e concordatas em São Paulo aumentou 162,9 % no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Associação Comercial (ACSP). Em novembro deste ano foram decretadas 95 falências contra as 35 do ano passado. Também houve alta, de 9,5%, em comparação a outubro passado, quando foram decretadas 84 falências.
De acordo com a ACSP, 495 falências foram requeridas em novembro, contra as 423 do mesmo mês de 2001 (alta de 17%). Mas nesse caso, o movimento é inferior ao de outubro, quando chegaram a 696 os requerimentos.
Em novembro foram solicitadas cinco falências ante 13 no ano passado. "É um sinal de alerta, embora não seja dramático, porque estamos longe do patamar crítico de 1997 ou 1999", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
O movimento no comércio recuou em novembro depois do aumento dos juros. As consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) caíram 4,4% comparadas ao mesmo mês de 2001.


Texto Anterior: Saque na poupança se intensifica
Próximo Texto: Construir fica mais caro em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.