São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA montam plano para setor imobiliário

Governo quer congelar temporariamente taxas de juros de hipotecas, para conter arrestos de residências

DA REDAÇÃO

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, que deve participar hoje de conferência sobre o mercado de imóveis residenciais, pode apresentar já nesta semana proposta para congelar temporariamente as taxas de juros de hipotecas de usuários que correm o risco de perder as suas residências. A expectativa é que o secretário apresente alguns detalhes do plano no evento.
Paulson se reuniu na semana passada com representantes de bancos para discutir detalhes do plano para ajudar as pessoas que pegaram empréstimos no mercado de crédito imobiliário "subprime" (para usuários com histórico ruim de pagamento) e cujas casas correm o risco de arresto. O encontro envolveu autoridades reguladoras federais e representantes do mercado de hipotecas como Citigroup e Wells Fargo.
A idéia do projeto é estender o número de anos em que os juros das hipotecas são menores. É comum no mercado "subprime" a taxa de juros inicial ser menor -como uma forma de atrair mais usuários- e ir aumentando durante o restante do contrato. A idéia do governo é aumentar o prazo entre dois e cinco anos, permitindo que os proprietários continuem pagando suas dívidas, enquanto o mercado imobiliário tenta se recuperar.
Como o mercado imobiliário americano vive um período de crise, especialmente a partir da metade deste ano, existe a preocupação de que muitos proprietários não consigam pagar suas hipotecas devido aos juros crescentes, o que acarretaria em uma série de calotes. Isso poderá agravar ainda mais a crise do setor, já que mais casas entrariam no mercado, reduzindo expressivamente o preço das residências.
Segundos dados divulgados na semana passada, a venda de casas novas nos Estados Unidos em outubro caiu 23,5% em relação ao mesmo período de 2006, e os preços, 13% -a maior queda anual no valor desde setembro de 1970.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Folhainvest
Fundos de ações têm expansão recorde

Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.