São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FREADA

Rússia cresce 5,6%, o menor ritmo em 6 anos

DA REDAÇÃO

A economia da Rússia cresceu 5,6% em 2008, divulgou ontem o escritório de estatísticas do governo daquele país. Aparentemente vultoso, o crescimento é menor que o registrado em 2007: 8,1%.
Foi a expansão mais lenta desde 2002. Desde o estouro da crise, a moeda russa, o rublo, foi fortemente desvalorizada, atingindo seu menor nível em 11 anos e fazendo o governo gastar 34% de suas reservas financeiras.
Grande exportadora de gás e petróleo, a Rússia sentiu com força a queda nos preços das commodities. Também a produção industrial do país recuou, 10,3% só em dezembro, a maior baixa desde 2003.
O quarto trimestre "se mostrou pior do que o esperado", diz o analista Alexander Razuvaev. Ele prevê que a queda na produção industrial se acentue neste ano e que o crescimento possa chegar a zero.
Até agora, o Kremlin já gastou mais de US$ 200 bilhões em planos de socorro a empresas e bancos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sob críticas de Europa e Canadá, Obama nega ação protecionista
Próximo Texto: Balanços: Mais empresas têm perdas bilionárias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.