São Paulo, sábado, 04 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

CUSTOS ELEVADOS
A política cambial e os elevados custos logísticos serão tema de discussão de 600 produtores de soja que se reúnem hoje em Lucas do Rio Verde (MT), a 350 quilômetros de Cuiabá. Para eles, câmbio e logística inviabilizam economicamente a cultura da oleaginosa em todo o país.

TRATORES NA RUA
Rui Prado, presidente da Aprosoja, cita um exemplo. O frete, que historicamente representava 25% do faturamento da soja, hoje corresponde a 50%. Segundo ele, os produtores vão colocar na rua pelos menos 500 tratores, um dos principais instrumentos de trabalho dos agricultores.

ACEITAÇÃO
A União Européia permitiu o uso de uma variedade de milho transgênico da Pioneer para a fabricação de todo tipo de alimentos. Até então, o uso era restrito apenas à produção de ração para animais.

À ESPERA
A safra de arroz dos gaúchos começa oficialmente amanhã. Produtores esperam novidades do governo. O deputado Afonso Hamm (PP/RS) propõe que as parcelas dos financiamentos que vencem neste mês e no próximo passem para julho e novembro.

PARALISAÇÃO ADIADA
Os fiscais federais agropecuários não vão mais parar na segunda-feira. O apoio crescente de parlamentares e de entidades do agronegócio à causa deles e as perspectivas de transtornos para a sociedade fizeram a Anffa (associação do setor) suspender a paralisação.

DESPROTEGIDA 1
Ao mesmo tempo em que aumentam as exigências dos consumidores europeus para com a qualidade dos alimentos que consomem, a União Européia mostra uma grande fragilidade na produção, principalmente no setor de carnes.

DESPROTEGIDA 2
Reapareceu na Suécia a doença da vaca louca, que devastou a produção de carne bovina em alguns países europeus há uma década; aumentam os focos de febre aftosa na Turquia e, agora, as poderosas Alemanha e França se vêem envolvidas com o rápido avanço da gripe aviária.

AÇÃO DOS FUNDOS
O cacau teve alta de 0,84% ontem em Nova York. O primeiro contrato subiu para US$ 1.437 por tonelada. A alta se deve à participação maior dos fundos de investimento.


Texto Anterior: Pecuária: Entressafra chega antes e preço do leite sobe
Próximo Texto: Automóveis: Gigante de autopeça pede concordata nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.