São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petros quer participar de capitalização

DA SUCURSAL DO RIO

A Petros, fundo de pensão da Petrobras, vai entrar na capitalização da Petrobras no montante necessário para não diluir sua participação no capital da empresa, hoje de 0,35%. Segundo o presidente do fundo, Wagner Pinheiro, "não há motivo para não estar no processo".
"O projeto [do pré-sal, a que se destinam os recursos da capitalização] é viável e, dentro da faixa máxima que se espera, temos condições para participar", disse Pinheiro, durante encontro do fundo de pensão Previ, do Banco do Brasil, sobre práticas de responsabilidade social. Ele não revelou, porém, qual faixa de investimentos é estimada pela Petros.
A capitalização é o processo em que empresas emitem novas ações a serem compradas, primeiramente, pelos acionistas, na proporção da participação que cada um detém na empresa. Se sobrarem ações, passam a ser oferecidas ao mercado.

Superelétrica
Pinheiro disse que a Petros quer estar presente no leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, por meio da empresa paulista CPFL. O fundo detém 2,8% de participação no capital da empresa, equivalente a cerca de R$ 600 milhões do capital social.
"A Petros quer entrar junto da CPFL dando suporte, caso a empresa precise na hora em que a participação em algum consórcio exigir aporte de capital."
Pinheiro nega ter conhecimento de discussões sobre a participação de fundos e do BNDES para a criação de uma superelétrica.
Reportagem da Folha publicada na segunda revelou que o governo lidera discussão para criar uma grande empresa do setor, com recursos do BNDES e de fundos de pensão. A CPFL, uma das maiores distribuidoras do país e que tem como sócios Petros e Previ, seria o cabeça. "Há mais boatos do que fatos nessa história."


Texto Anterior: FGTS-Petrobras renderá mais, diz analista
Próximo Texto: Paulo Nogueira Batista Jr.: Ortodoxia, "pero no mucho"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.