São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greve nos Correios acaba em oito regiões

Com 49% dos servidores paralisados no país por três dias, Correios têm 38 milhões de encomendas retidas

MARINA GAZZONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após três dias de paralisação, oito sindicatos de funcionários dos Correios dentre os 24 que interromperam suas atividades encerraram a greve. Outros seis rejeitaram a proposta do governo de estender o abono emergencial de 30% do salário por mais 90 dias. Até ontem, os Correios calculam que 49% de adesão à greve no país.
Segundo os Correios, 38 milhões de cartas estão retidas. Como a empresa entrega 34 milhões de objetos por dia, será preciso no mínimo um dia e três horas para normalizar a distribuição. Os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disk Coleta continuarão suspensos.
Após rejeitar a proposta na terça-feira, o sindicato da categoria em São Paulo decidiu retornar ao trabalho na noite de ontem. A Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) recomendou que os sindicatos aceitassem o acordo com o governo.
Ontem o presidente Lula disse que o governo cumprirá o acordo fechado com a categoria. "Se o acordo firmado na sala da Presidência da República não tiver valor, nada mais tem valor neste país."
A greve também acabou no Rio de Janeiro, em Brasília, no Amazonas, no Maranhão, em Santos, em Bauru e no Vale do Paraíba. Os Correios determinaram que os funcionários que faltarem ao trabalho a partir de hoje terão os dias descontados.


Texto Anterior: Pesquisa aponta insatisfação recorde nos EUA
Próximo Texto: Aviação: Gávea, de Armínio Fraga, vai entrar em nova empresa aérea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.