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Resultado mundial da GM recua 90%
Montadora norte-americana, que perdeu liderança nas vendas para a Toyota, anuncia lucro de US$ 62 milhões no mundo
GM atribuiu desempenho às perdas no setor de hipotecas residenciais do
GMAC Financial Services, braço financeiro do grupo
DA FOLHA ONLINE
A GM (General Motors)
mundial registrou lucro de US$
62 milhões nos três primeiros
meses do ano. Esse é o segundo
trimestre consecutivo no qual a
fabricante de automóveis consegue resultados positivos, segundo informações divulgadas
ontem pela montadora.
A quantia é 90% inferior ao
lucro que a GM obteve no mesmo período de 2006, de US$
602 milhões, mas a empresa
começa a reverter o prejuízo de
2006, quando fechou com perdas de US$ 2 bilhões. Em 2005,
a empresa registrou um prejuízo de US$ 10,5 bilhões.
A GM justificou a queda do
lucro pelas "perdas no setor de
hipotecas residenciais do
GMAC Financial Services",
provocadas pela debilidade do
setor de hipotecas de mais alto
risco nos Estados Unidos.
No final de 2006, a GM vendeu 51% da GMAC para conseguir liquidez e enfrentar os custos de sua reestruturação.
O presidente e executivo-chefe da GM, Rick Wagoner,
afirmou que "o primeiro trimestre de 2007 marcou outro
trimestre de contínuo progresso das operações globais do automóvel da GM".
"Fomos capazes de aumentar as vendas de veículos e melhorar a rentabilidade do setor
do automóvel", acrescentou.
A GM perdeu, no primeiro
trimestre deste ano, a liderança
no ranking mundial de vendas
de veículos para a concorrente
japonesa Toyota, pela primeira
vez em mais de 70 anos.
A Toyota anunciou há poucos dias que suas vendas mundiais atingiram 2,35 milhões de
carros e caminhões no primeiro trimestre; a GM havia anunciado 2,26 milhões de unidades
vendidas no período.
As operações globais automobilísticas da GM registraram um lucro de US$ 304 milhões no primeiro trimestre,
contra US$ 40 milhões no mesmo período do ano passado.
Por região, a América do
Norte registrou prejuízo de
US$ 85 milhões -teve perda de
US$ 251 milhões nos primeiros
três meses de 2006. Já a Europa registrou lucro de US$ 42
milhões. A empresa ganhou
US$ 150 milhões na Ásia-Pacífico e US$ 201 milhões na América Latina, na África e no
Oriente Médio.
BMW
O lucro líquido da fabricante
automobilística alemã BMW
caiu 38,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para 587
milhões (US$ 798 milhões). O
faturamento, no entanto, subiu
2,9% nos três primeiros meses,
para 11,951 bilhões.
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