São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado mundial da GM recua 90%

Montadora norte-americana, que perdeu liderança nas vendas para a Toyota, anuncia lucro de US$ 62 milhões no mundo

GM atribuiu desempenho às perdas no setor de hipotecas residenciais do GMAC Financial Services, braço financeiro do grupo


DA FOLHA ONLINE

A GM (General Motors) mundial registrou lucro de US$ 62 milhões nos três primeiros meses do ano. Esse é o segundo trimestre consecutivo no qual a fabricante de automóveis consegue resultados positivos, segundo informações divulgadas ontem pela montadora.
A quantia é 90% inferior ao lucro que a GM obteve no mesmo período de 2006, de US$ 602 milhões, mas a empresa começa a reverter o prejuízo de 2006, quando fechou com perdas de US$ 2 bilhões. Em 2005, a empresa registrou um prejuízo de US$ 10,5 bilhões.
A GM justificou a queda do lucro pelas "perdas no setor de hipotecas residenciais do GMAC Financial Services", provocadas pela debilidade do setor de hipotecas de mais alto risco nos Estados Unidos.
No final de 2006, a GM vendeu 51% da GMAC para conseguir liquidez e enfrentar os custos de sua reestruturação.
O presidente e executivo-chefe da GM, Rick Wagoner, afirmou que "o primeiro trimestre de 2007 marcou outro trimestre de contínuo progresso das operações globais do automóvel da GM".
"Fomos capazes de aumentar as vendas de veículos e melhorar a rentabilidade do setor do automóvel", acrescentou.
A GM perdeu, no primeiro trimestre deste ano, a liderança no ranking mundial de vendas de veículos para a concorrente japonesa Toyota, pela primeira vez em mais de 70 anos.
A Toyota anunciou há poucos dias que suas vendas mundiais atingiram 2,35 milhões de carros e caminhões no primeiro trimestre; a GM havia anunciado 2,26 milhões de unidades vendidas no período.
As operações globais automobilísticas da GM registraram um lucro de US$ 304 milhões no primeiro trimestre, contra US$ 40 milhões no mesmo período do ano passado.
Por região, a América do Norte registrou prejuízo de US$ 85 milhões -teve perda de US$ 251 milhões nos primeiros três meses de 2006. Já a Europa registrou lucro de US$ 42 milhões. A empresa ganhou US$ 150 milhões na Ásia-Pacífico e US$ 201 milhões na América Latina, na África e no Oriente Médio.

BMW
O lucro líquido da fabricante automobilística alemã BMW caiu 38,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para 587 milhões (US$ 798 milhões). O faturamento, no entanto, subiu 2,9% nos três primeiros meses, para 11,951 bilhões.


Texto Anterior: Novas usinas de Vale e sócios vão gerar 450 MW
Próximo Texto: Divisão que inclui Brasil tem expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.