São Paulo, domingo, 04 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio é guerra, diz Rodrigues

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ (MT)

O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) classifica como a "terceira guerra mundial" a atual disputa do Brasil para vender produtos agropecuários no exterior.
Ao ser questionado se, além da preocupação sanitária com a febre aftosa, a Rússia, ao suspender a importação de carne brasileira, teria intenções comerciais, o ministro declarou: "Sempre digo que estamos vivendo a terceira guerra mundial, que é a guerra por mercados. Essa é uma guerra em que não há soldados santos".
Rodrigues afirmou, porém, que seu ministério não vai entrar na disputa.
Ele negou que a Rússia tenha embargado as exportações brasileiras para ganhar o mercado do trigo no Brasil. "Nós é que levantamos o assunto para manifestar o interesse em discutir."
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, José Mário Schreiner, afirma que é "clara a guerra comercial".
"O Brasil vinha comendo pelas beiradas. A partir do momento em que nós nos transformamos em um dos maiores exportadores de soja, de carnes e de aves, é claro que a reação contrária é muito grande."
Conhecido como o "rei da soja" por ser um dos maiores produtores do grão no país, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), disse que cobrará mais atenção do presidente Lula para a vigilância sanitária.
(HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Ministério vai fortalecer área internacional
Próximo Texto: Panorâmica - Quase público: Holanda vai vender parte de aeroporto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.