São Paulo, terça-feira, 04 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Analistas agora já prevêem inflação abaixo de 4% no ano

DA FOLHA ONLINE

O Brasil deve registrar neste ano inflação já bastante próxima de índices de países desenvolvidos, segundo analistas de mais de cem instituições financeiras ouvidas semanalmente pelo Banco Central.
O boletim "Focus" mostra que a expectativa de IPCA (principal índice de preços ao consumidor brasileiro) neste ano caiu abaixo de 4% pela primeira vez. Os analistas prevêem inflação de 3,96%, contra 4,04% do boletim da semana passada.
Para efeito de comparação, a taxa de inflação ao consumidor nos Estados Unidos ficou em 4,2% nos últimos 12 meses até maio, índice superior ao esperado para o Brasil neste ano.
Nos Estados Unidos, têm pressionado a inflação principalmente as altas dos preços do petróleo e de energia.
No Brasil, a previsão de inflação de 3,96% representa a quinta queda consecutiva. Há quatro semanas, o mercado previa índice de 4,31%.
A meta de inflação para este ano é de 4,50%. Favorecem um resultado inferior a queda da cotação do dólar, o crescimento modesto da economia brasileira e o rigor do Banco Central ao estabelecer a taxa básica de juros da economia (Selic).
O mercado acredita que o IPCA de junho deva ter registrado deflação de 0,10%. A expectativa do mercado na semana anterior era de queda menor -de 0,05%.
Com os preços bastante controlados, o mercado acredita na continuidade da redução dos juros. A expectativa é que o Copom reduza a taxa básica de 15,25% para 14,75% em sua próxima reunião. Até o final do ano, os juros cairiam para 14,38%, segundo o boletim "Focus".


Texto Anterior: Empresas poderão parcelar até R$ 230 bi
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.