São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dificuldade de crédito pode atrasar TV digital

Pequenas cidades tendem a ser mais prejudicadas

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

A dificuldade de crédito por parte das pequenas empresas de radiodifusão pode inviabilizar a implantação da TV digital em todo o território nacional no prazo de dez anos estabelecido pelo governo federal.
Segundo diagnóstico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, à exceção de alguns grupos -como Globo, Record, Bandeirantes e SBT-, os radiodifusores não se enquadram nos critérios para aprovação de crédito exigidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os radiodifusores esbarram em dois problemas objetivos: falta de garantias e nível de risco acima do admitido pelo banco. A pedido do Fórum da TV Digital, o banco fez ontem uma reunião com representantes de emissoras de vários pontos do país para discutir o problema.
Segundo o conselheiro do fórum Jakson Sosa, as empresas enfrentam uma ""burocracia gigantesca" quando vão ao BNDES consultar a possibilidade de empréstimo, porque esse é o primeiro programa de crédito específico para o setor.
""Não vemos problema para a implantação da TV digital nas grandes capitais. O grande desafio está nas demais cidades e no interior", afirma Sosa.
O BNDES anunciou ontem a redução da taxa de juros de 6% para 4,5% ao ano para o financiamento a inovação e desenvolvimento tecnológico dentro do programa de TV digital.


Texto Anterior: Slim é homem mais rico do mundo, diz site
Próximo Texto: Previdência Social: INSS deve instalar botão de pânico contra agressões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.