São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só neste ano, já houve duas panes mundiais

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Neste ano, duas panes mundiais assustaram os internautas. A primeira, no final de janeiro, afetou parte do Oriente Médio e da Índia, quando países ficaram quase uma semana com as conexões afetadas por causa do rompimento de cabos submarinos. Foi um problema físico na infra-estrutura da rede.
Três semanas depois, o YouTube, o terceiro site mais acessado do mundo, de acordo com o ranking da Alexa, ficou fora do ar por cerca de duas horas. O motivo foi um engano de engenheiros da estatal de comunicações paquistanesa, que tentaram banir o site do país e, em erro técnico, acabaram causando uma pane global.
Um outro problema é o crescente tráfego de dados. De acordo com um estudo da Internet Innovation, uma associação que pede a universalização da banda larga nos Estados Unidos, o crescimento da demanda dos usuários e das empresas poderá fazer a velocidade da internet regredir aos tempos de conexão discada.
De acordo com o estudo, é preciso um investimento de US$ 137 bilhões no mundo todo, até 2010, para que a infra-estrutura da rede seja capaz de suportar a demanda crescente em três anos.
Um dos motivos para o crescimento de tráfego de dados na rede é a popularização do vídeo on-line nos últimos três anos.


Texto Anterior: INSS e Poupatempo são afetados pela pane
Próximo Texto: Apagão "deleta" provedores em todo o Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.