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Grandes empresas têm sistema duplo para evitar problemas
DA REPORTAGEM LOCAL
Nem todo mundo saiu perdendo com o apagão do serviço
de banda larga da Telefônica.
Estima-se que pelo menos 15%
das grandes médias e grandes
empresas utilizem mais de uma
operadora. Há ainda companhias que se valem de sistemas
duplos de acesso à internet,
chamados "redundantes".
Atualmente, as grandes companhias, especialmente os bancos e as redes varejistas, contratam escritórios especializados de advocacia para firmar os
contratos com prestadores de
serviço.
Nesses contratos, estão previstas cláusulas de SLA (sigla
em inglês para Acordo de Nível
de Serviço) que estabelecem
prazos mínimos em que o fornecimento de telefonia e acesso
à internet pode ser interrompido. Esse índice varia de 0 a 100.
Empresas que dependem muito da telefonia (para serviços de
voz e dados), por exemplo, chegam a contratar 100% de SLA.
Para ter idéia do que isso significa, com a Telefônica 99,5% de
SLA são 3,6 horas de tolerância
sem serviço.
A partir do prazo mínimo, a
Telefônica deixa de fornecer os
serviços, os quais passam, automaticamente, para uma outra
operadora contratada até que o
problema seja solucionado. Automaticamente, essas empresas enviam uma notificação judicial comunicando à operadora que ela infringiu o contrato.
"É uma forma de se proteger,
caso seja necessário acionar a
Justiça em processo por perdas
e danos", diz Peck.
Oportunidades
Empresas como Pizza Hut,
Cecilia Dale, Copagás, Créditos, entre outras, passaram incólumes pelo apagão da Telefônica, pois elas contrataram os
serviços da empresa Picture,
que vende pacotes de "acessos
duplos" ou "redundantes".
De acordo com Marcelo Abdo, diretor de marketing da Picture, o sistema oferece os mesmos serviços da Telefônica,
mas divide os riscos de pane no
sistema ao contar com outras
operadoras.
No caso da Picture, a operadora "redundante" é a CTBC.
Outras companhias semelhantes no mercado utilizam a Embratel.
Ontem, enquanto a Telefônica tentava corrigir a pane em
sua rede, a CTBC atendeu todos os 1.200 clientes da Picture.
"Custa mais, mas é a única forma de evitar que os sites dessas
empresas deixem de vender ou
que ela fique isolada em casos
de falhas", diz Abdo.
(JW)
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