São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

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Grandes empresas têm sistema duplo para evitar problemas

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem todo mundo saiu perdendo com o apagão do serviço de banda larga da Telefônica. Estima-se que pelo menos 15% das grandes médias e grandes empresas utilizem mais de uma operadora. Há ainda companhias que se valem de sistemas duplos de acesso à internet, chamados "redundantes".
Atualmente, as grandes companhias, especialmente os bancos e as redes varejistas, contratam escritórios especializados de advocacia para firmar os contratos com prestadores de serviço.
Nesses contratos, estão previstas cláusulas de SLA (sigla em inglês para Acordo de Nível de Serviço) que estabelecem prazos mínimos em que o fornecimento de telefonia e acesso à internet pode ser interrompido. Esse índice varia de 0 a 100. Empresas que dependem muito da telefonia (para serviços de voz e dados), por exemplo, chegam a contratar 100% de SLA. Para ter idéia do que isso significa, com a Telefônica 99,5% de SLA são 3,6 horas de tolerância sem serviço.
A partir do prazo mínimo, a Telefônica deixa de fornecer os serviços, os quais passam, automaticamente, para uma outra operadora contratada até que o problema seja solucionado. Automaticamente, essas empresas enviam uma notificação judicial comunicando à operadora que ela infringiu o contrato. "É uma forma de se proteger, caso seja necessário acionar a Justiça em processo por perdas e danos", diz Peck.

Oportunidades
Empresas como Pizza Hut, Cecilia Dale, Copagás, Créditos, entre outras, passaram incólumes pelo apagão da Telefônica, pois elas contrataram os serviços da empresa Picture, que vende pacotes de "acessos duplos" ou "redundantes".
De acordo com Marcelo Abdo, diretor de marketing da Picture, o sistema oferece os mesmos serviços da Telefônica, mas divide os riscos de pane no sistema ao contar com outras operadoras.
No caso da Picture, a operadora "redundante" é a CTBC. Outras companhias semelhantes no mercado utilizam a Embratel.
Ontem, enquanto a Telefônica tentava corrigir a pane em sua rede, a CTBC atendeu todos os 1.200 clientes da Picture. "Custa mais, mas é a única forma de evitar que os sites dessas empresas deixem de vender ou que ela fique isolada em casos de falhas", diz Abdo. (JW)


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