São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

Perfil

Lina Maria adora cozinhar e trabalhar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Servidora da Receita Federal desde 1976, Lina Maria Vieira é formada em direito pelo Mackenzie, com pós-graduação em direito tributário pela Universidade Federal de Pernambuco. Workaholic confessa, divide o trabalho com a leitura de livros técnicos.
Mineira de Belo Horizonte, fez carreira no Rio Grande do Norte, onde foi secretária de Fazenda de dois governos.
A rotina trabalho-casa-trabalho muda nos finais de semana quando viaja com o marido para a "Quinta da Sucupira", nome do rancho da família no RN. É quando costuma preparar pratos à base de camarão, lagosta e bacalhau. "Adoro cozinhar, juntar amigos, isso me ajuda a desestressar", revela ela, mãe de três filhos.
Antes de ser surpreendida com o convite de Mantega, ela estudava para o curso de formação de gestores. Por causa do curso, está lendo "A Morte de Ivan Ilitch", de Leon Tolstói. O convite para comandar a Receita não mudou seus planos de comparecer à sala de aula. Até agora, ela não se encontrou com o presidente Lula.
Um aviso para quem não quiser atiçar a "leoa" com vara curta: doce no trato com quem a cerca, Vieira só muda o tom quando indagada se é mãe de Mução.
Sucesso principalmente no Nordeste, o personagem Mução foi inventado pelo humorista Rodrigo Vieira, este sim filho da nova secretária. "Não sou a mãe do Mução; ele é um personagem. Meu filho é outra pessoa." (AM)


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.