São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2001

Texto Anterior | Índice

Se não chover, irrigação será racionada no CE

DA AGÊNCIA FOLHA

Das 11 bacias hidrográficas do Ceará, seis estão abaixo do limite mínimo de 30%, comum nas grandes estiagens. No inverno, quando as chuvas são mais intensas, o volume de água chega a 70% da capacidade dos açudes.
Dados da Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos) mostram que só 28,9% do potencial hídrico do Estado estão disponíveis. No início do ano, eram 32,1%. No final da estação chuvosa de 2000, 46,2%. Para o presidente da Fetaece (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará), César Gonbin, os açudes estão chegando ao nível crítico. "Se não chover o bastante nos próximos meses para a recarga, será necessário um racionamento na irrigação em fevereiro."
O tradicional açude do Cedro, na bacia Banabuiú, tem os sinais mais nítidos de estiagem e está completamente seco. Em 96 anos, só havia atingido índices tão baixos três vezes: em 58, 99 e 2000.
"O Cedro foi superdimensionado, construído com uma capacidade nominal entre 100 milhões e 120 milhões de m3, enquanto o valor ideal seria de 50 milhões a 70 milhões de m3", disse o secretário estadual de Recursos Hídricos, Hypérides Pereira Macedo.
O Cedro faz parte da história de combate à seca do Nordeste. Após a chamada grande seca, 1877 a 1879, os estudos sobre a situação ganharam um novo impulso.
"Houve um longo período sem seca de 1845 a 1877, mas após a calamidade provocada por essa estiagem surgiram alternativas como a transposição do rio São Francisco, o controle do desmatamento nas serras e a açudagem. Nesse contexto se construiu o açude do Cedro", disse o professor de história da Universidade Federal do Ceará Francisco José Pinheiro. Segundo Pinheiro, a construção usou mão-de-obra escrava. Baseado na arquitetura européia, notadamente inglesa e francesa, o açude inaugurado em 1906 foi tombado pelo patrimônio histórico. (ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: Sem água e sem luz: Sobradinho passa pela pior seca em 70 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.