UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação com o exterior estará na internet

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, disse ontem que o crescimento das exportações é uma das saídas para que o país reduza sua dependência em relação ao capital estrangeiro. "Uma das maneiras de reduzir a vulnerabilidade externa é aumentar o comércio exterior", afirmou Meirelles.
O presidente do BC lançou ontem um sistema que permite que pessoas e empresas que façam negócios com o exterior (como exportações, investimentos e empréstimos) possam consultar os registros dessas operações pela internet.
O diretor de Assuntos Internacionais do BC, Beny Parnes, disse que o sistema permite a criação de uma espécie de "cadastro positivo", onde poderão ser consultadas, por meio do site do BC (www.bcb.gov.br) as transações mais recentes feitas pelas empresas. Isso poderia auxiliar, por exemplo, exportadores que busquem novos clientes no exterior.
No site, será informado, entre outras coisas, se os contratos de câmbio fechados pelos exportadores foram devidamente registrados no BC, de acordo com as normas atualmente em vigor. O acesso será restrito a pessoas e empresas cadastradas previamente no Banco Central.
Beny Parnes disse que o sistema permitirá um maior controle sobre as operações com o exterior e deverá beneficiar cerca de 120 mil empresas.
Parnes está demissionário e entrega o cargo hoje a seu sucessor, Alexandre Schwartsman.


Texto Anterior: Mercado prevê superávit de US$ 22,3 bilhões
Próximo Texto: EUA convocam reunião para tentar destravar Alca
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.