UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade nos EUA tem maior alta em 20 anos

DA REDAÇÃO

A produtividade dos trabalhadores norte-americanos no terceiro trimestre teve a maior alta nos últimos 20 anos. Segundo o Departamento do Trabalho, a produtividade não-agrícola cresceu a uma taxa anualizada de 9,4% no período.
O aumento superou a estimativa preliminar do governo, de 8,1%, e de analistas, de 9,2%. No segundo trimestre, a alta havia sido de 7%.
Influenciada pelo dado, a Nasdaq (índice da Bolsa que reúne ações de empresas de tecnologia) chegou a ultrapassar a barreira de 2.000 pontos pela primeira vez desde janeiro de 2002. Mas caiu no fim do dia e fechou aos 1.960 pontos.
Segundo analistas, a alta contínua da produtividade permitirá às empresas manter elevado o faturamento e, consequentemente, o nível de investimentos.
O ganho na produção teve relação com o número de horas trabalhadas, que teve o maior aumento em três anos, 0,8 ponto percentual.
Em outro sinal de expansão, o setor de serviços cresceu em novembro pelo oitavo mês consecutivo, embora o ritmo tenha diminuído. O ISM (Instituto de Gerenciamento de Oferta, na sigla em inglês) divulgou que o índice de atividade no setor ficou em 60,1 pontos em novembro, ante 64,7 em outubro.
Segundo a metodologia, índice acima dos 50 pontos representa expansão na atividade, abaixo, retração.
O dado mais positivo, porém, foi o índice de emprego no setor, que cresceu pelo segundo mês seguido e registrou 54,9 pontos, o maior nível desde março de 2000.
O mercado de trabalho é o segmento da economia norte-americana que mais tem demorado a apresentar indícios de expansão neste ano. Em novembro, o índice de emprego no setor industrial ficou acima dos 50 pontos, representando contratação, pela primeira vez após 37 meses. Já o índice de atividade do setor tem mostrado expansão desde julho.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Protecionismo: Bush estuda compensar indústria do aço
Próximo Texto: Mídia: Gazeta Mercantil e Editora JB divulgam acordo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.