São Paulo, sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Riachuelo vai investir com crédito do BNDES

O BNDES aprovou três financiamentos, no valor total de cerca de R$ 350 milhões, para o Grupo Guararapes, controlador da rede de lojas de varejo de vestuário Riachuelo.
Com os recursos, o grupo pretende implantar uma unidade de produção da Guararapes Confecções, em Fortaleza, no Ceará, abrir 16 novas lojas da Riachuelo e reformar outras dez em diversas regiões do país, além de expandir o do Midway Mall, em Natal, no Rio Grande do Norte.
No shopping, um dos maiores do Nordeste, será instalada a primeira casa de espetáculos multiuso da capital do Estado.
Os empréstimos são as primeiras operações do Guararapes, um dos principais do Nordeste, com o banco de fomento.
A Riachuelo é a terceira maior rede de varejo de vestuário do Brasil, perdendo apenas para a C&A e para as Casas Pernambucanas. Ela está voltada para classes C e D e possui várias marcas próprias.
As lojas estão localizadas em 21 Estados e no Distrito Federal, sendo 42% delas no Sudeste, 27% no Nordeste, 14% no Centro-Oeste, 11% no Sul, e 6% no Norte.
Os novos projetos devem gerar 5.000 empregos diretos. O grupo tem 34 mil empregados.
A região Nordeste já responde hoje por 17% dos desembolsos totais do BNDES.
"Antes, o Guararapes praticamente não tinha endividamento, porém mudou de estratégia a fim de retomar os investimentos de forma agressiva. De 2006 a 2008, por exemplo, só abriu nove lojas por ano", diz Juliana Campos, analista de varejo da corretora Ativa.

Antes, o Guararapes praticamente não tinha endividamento nenhum, porém mudou de estratégia a fim de conseguir retomar os investimentos de uma forma mais agressiva
JULIANA CAMPOS
analista de varejo da Ativa Corretora

Bahia recebe propostas de PPP de estádio da Copa

O governo da Bahia recebe hoje em Salvador as propostas dos interessados em participar da primeira PPP (Parceria Público Privada) da Copa de 2014, da reconstrução do Estádio da Fonte Nova. A obra está orçada em R$ 560 milhões a R$ 600 milhões.
O edital da licitação prevê a demolição e reconstrução de uma arena com capacidade para 50 mil torcedores. O vencedor ficará responsável pela gestão do estádio por um prazo de 35 anos. Uma das propostas será apresentada pelo consórcio formado pelos grupos Odebrecht e OAS. Os outros candidatos serão conhecidos ainda hoje e o vencedor, no dia 9.
A escolha se dará pelos critérios de menor valor pelo serviço de administração da arena e de melhor proposta técnica. O máximo que o governo pretende pagar pela prestação de serviço de administração do estádio por 15 anos é de R$ 107,6 milhões anuais. O início das obras está previsto para fevereiro.
O projeto da Fonte Nova prevê ainda que o vencedor da licitação explore comercialmente as imediações do estádio, com a construção de um shopping center, um hotel, uma casa de shows e duas torres empresariais.
"A gestão da iniciativa privada é importante para dar sustentabilidade econômica para os estádios", diz Felipe Jens, presidente da Odebrecht Investimentos em Infraestrutura, empresa que representa o grupo Odebrecht no consórcio. "Senão, acontece como aconteceu com o Pan. Você investe na arena e depois da competição ela fica sem utilidade."

CADEIRA
O executivo Mauro Ramos será o novo presidente da SC Johnson, dona de marcas como Baygon, Glade, Autan e Ziploc. Ramos, que atua na matriz da empresa nos Estados Unidos, retorna ao Brasil para ser o primeiro presidente brasileiro da subsidiária da SCJ.

SIDERURGIA
O escritório Lefosse foi contratado para fazer o modelo do programa de investimentos da Wuhan Iron and Steel Corp-Wisco na siderúrgica que o grupo planeja construir no Rio em parceria com a EBX, de Eike Batista. O complexo terá investimentos de US$ 5 bilhões.

PADRÃO
Caio Barsotti será o novo presidente do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). Ele vai assumir a vaga que foi de Petrônio Corrêa desde a fundação da entidade, há 11 anos. A troca será publicada na próxima semana.

NEGÓCIOS
A CMA, especializada em soluções para negociação eletrônica, acaba de lançar um sistema de algoritmos desenvolvido para o segmento BM&F. Nos EUA, cerca de 70% do volume negociado no mercado à vista e 40% do mercado futuro é operado por meio de sistemas de algoritmos.

SEM BRINCADEIRA
A italiana Chicco, que produz brinquedos, vestuário e acessórios infantis, acaba de abrir uma fábrica no Brasil. A marca trabalha hoje com 90% de sua produção de roupas vindas da fábrica da China, segundo Paulo Solimeo, diretor-geral da Chicco do Brasil.
Com a produção na China, a operação brasileira precisava planejar pedidos com muita antecedência e sofria com movimentos no câmbio e reposição do estoque. A unidade do Brasil não conseguirá competir com o imbatível custo da mercadoria chinesa, diz Solimeo, mas o resultado será positivo. "Comparando só custo do produto, o chinês é 30% mais barato. Mas, quando colocamos no cálculo frete e tributação, o brasileiro fica 10% abaixo." Mas Solimeo não atribui a importância do investimento à economia que vai gerar. "O principal é olhar para o futuro e mostrar ao grupo o Brasil como alternativa de produção além da China, que já começa a dar sinais de desgaste."
A Chicco também abriu recentemente filial na Índia para produção de brinquedos. A coleção de roupas brasileiras chega às lojas em junho.

DESEMBARQUE ASIÁTICO
A Hyundai vai se instalar em Piracicaba, interior de São Paulo. A ideia de ter uma planta na cidade, que refluiu quando veio a crise, volta agora ampliada, com investimento de US$ 600 milhões. A fábrica começará a operar em 2012, com 90 mil metros quadrados de área construída. Em uma primeira fase, vai produzir 150 mil carros por ano e criará 1.600 empregos diretos. A licença ambiental da obra deve sair até março. É a segunda grande montadora que se instala no Estado recentemente. A outra foi a Toyota, em Sorocaba.

COMBUSTÍVEIS
O escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice, representado pelo sócio José Virgílio Lopes Enei, e mais duas bancas estrangeiras realizam hoje um seminário para empresários e investidores em Londres, na Inglaterra, sobre a exploração de petróleo e gás no Brasil e no México.

NATURAL
A C&A abre na próxima semana uma loja sustentável em Porto Alegre. Trata-se da segunda loja ecológica da marca no mundo. A exemplo da unidade inaugurada na Alemanha em 2008, haverá painéis de energia solar e controle do ar condicionado. A rede MegaMatte também abre sua loja verde.

com JOANA CUNHA e DENYSE GODOY


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