São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC chinês promete novas medidas para conter inflação

DA BLOOMBERG

O banco central da China disse que adotará medidas adicionais neste ano para reduzir a inflação e impedir o superaquecimento da economia do país - a de crescimento mais acelerado entre as maiores do mundo.
O "arrocho da política monetária ajudará a impedir que a economia passe por superaquecimento e que a alta dos preços se dissemine"", afirmou o banco central em comunicado ontem. O BC não especificou as medidas que adotará.
Altos líderes do governo chinês haviam concordado no mês passado que os dois principais riscos para o crescimento da economia em 2008 são o superaquecimento e a inflação, que provavelmente avançou ao ritmo mais acelerado dos últimos 11 anos em 2007. No ano passado, o banco central chinês elevou sua taxa de juros para empréstimos de um ano para o maior patamar de nove anos e o depósito compulsório que os bancos têm de recolher ao BC para o maior nível desde pelo menos 1998.
O organismo está tentando combater os efeitos do volume de recursos gerado pelo superávit comercial recorde que tem inundado a economia do país. As reservas internacionais da China, as maiores do mundo, aumentaram para US$ 1,46 trilhão no final de outubro do ano passado.
O comunicado de ontem omitiu quaisquer planos específicos referentes às políticas para a moeda do país, o yuan, e mencionou apenas que o BC chinês "aprofundará o sistema de gerenciamento do câmbio e seguirá firmemente" implementando os planos para permitir que ela seja gradualmente conversível em outras moedas para a realização de investimentos, e não apenas para transações comerciais.


Texto Anterior: Fed eleva montante de leilões a bancos
Próximo Texto: Zona do euro: Alta dos preços volta a ficar acima da meta do BCE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.